Terça-feira - 29 de outubro de 2024
As homenagens ao trabalho desempenhado pela Cotrijal seguiram na tarde desta terça-feira, dia 29, quando a cooperativa, com sede em Não-Me-Toque, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, recebendo a Medalha da 56ª Legislatura a partir da proposição do deputado Gustavo Victorino. Segundo o parlamentar, muito mais que uma cooperativa, a Cotrijal é um símbolo de pujança, de sucesso, e um exemplo para o estado, para o Brasil e para o mundo.
O reconhecimento foi entregue ao presidente da cooperativa, Nei César Manica, em solenidade que destacou a Cotrijal como a maior do setor agropecuário cooperativista do Rio Grande do Sul e responsável pela Expodireto, uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Durante a homenagem, a trajetória de 67 anos da Cotrijal e seus êxitos com importantes investimentos em estrutura, tecnologia e inovação que vem oportunizando o crescimento econômico dos mais de 16 mil associados e seus familiares, também foram destacados. Atualmente a cooperativa está presente em 53 municípios gaúchos e conta com cerca de 3 mil colaboradores.
Segundo Manica, “essa conquista é de um conjunto, pois muitas mãos nos ajudaram na construção dessa cooperativa e sua expansão. Temos buscando o crescimento linear, regional, pois temos muitas oportunidades no Rio Grande do Sul, como fortalecer o cooperativismo, manter as famílias nas propriedades, oportunizar empregos, gerar renda e receita aos produtores rurais, aos municípios e ao nosso estado. E sermos homenageados nos dá uma energia ainda maior para seguirmos alcançando objetivos ainda maiores para o nosso povo e para a nossa gente”.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, destacou a trajetória de dedicação da Cotrijal no estado, “este é um reconhecimento a quem trabalha e se dedica desde cedo pela economia do Rio Grande do Sul, pela manutenção das famílias no campo, e pela produção para que o alimento possa chegar, inclusive com menos custo, na mesa do brasileiro”.
Além do presidente Nei César Manica, a agenda na capital do estado contou com a presença da conselheira de Administração, Roveni Doneda, do conselheiro Fiscal, Gunter Barth, do superintendente Administrativo-financeiro, Marcelo Schwalbert, além dos associados Águeda Kunz (que atua como coordenadora do Comitê Estadual Elas pelo Coop) e Patrick de Quadros, que participa do comitê estadual de jovens.