Sessenta e seis anos trabalhando para unir o campo às pessoas. Uma trajetória coroada de êxitos, grandes números e resultados inspiradores. Mais de seis décadas levando soluções inovadoras aos produtores e associados, e buscando melhores resultados econômicos e sociais para todos os envolvidos e comunidades onde atua. Em resumo, uma história de cooperativismo construída com base nas pessoas.
Ao longo de todos esses anos, a Cotrijal fez investimentos importantes em estrutura, tecnologia e inovação para se manter competitiva e presente, sempre pronta para estender a mão ao produtor. Aperfeiçoou sua governança para ampliar os espaços de participação aos mais de 16 mil associados e familiares, além de garantir oportunidades de crescimento aos seus quase três mil colaboradores.
Os sucessivos recordes proporcionaram bem-estar social aos mais de 50 municípios onde se faz presente, impulsionando as economias locais com suas lojas, supermercados e atacado, além de muitos produtos e serviços. Distribuiu sobras e garantiu segurança aos produtores, seja por meio da assistência técnica de qualidade e melhores produtos, ou auxiliando na negociação e acesso ao seguro das safras.
1957
O trigo começa a ocupar as terras do Planalto Médio na década de 1950 (foto). Um grupo de 11 agricultores, procurando viabilizar a produção e comercialização do trigo, cria a então Cooperativa Tritícola de Não-Me-Toque.
Os primeiros anos foram de grandes desafios. Até o final de 1962, a cooperativa contava com 264 associados e na década inicial as assembleias eram realizadas nos armazéns.
O início do trabalho com soja e outras atividades, levou à mudança do nome para Cooperativa Tritícola Mista de Não-Me-Toque Ltda. Em 1966, passou a se chamar Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí Ltda., devido à inserção de novos municípios, e assim permaneceu até 2006.
Comprado um equipamento completo de secagem e padronização de grãos para a unidade de Colorado. A armazenagem era vista como questão de segurança no futuro. Inauguração da unidade, a segunda da cooperativa, teve a presença do ministro da Agricultura, Ivo Arzua, e reuniu milhares de pessoas.
No final da década de 1960, a cooperativa inicia sua ação na área de varejo, com uma loja de consumo e insumos em Não-Me-Toque. Na década de 1990 (foto), o supermercado funcionava embaixo da sede administrativa.
Victor Graeff recebeu a terceira unidade da cooperativa. Na década de 1970, foram construídas outras duas unidades: Tio Hugo e Vista Alegre.
A abertura oficial da colheita de trigo, em Não-Me-Toque, teve a presença do então presidente da República, Ernesto Geisel, em evento promovido pela Fecotrigo e pela Cotrijal.
Cria-se o Departamento de Comunicação e Educação, com a missão de cuidar da comunicação e educação cooperativista e organizar o quadro social. A foto é da década de 1980.
A cooperativa passa a incentivar a diversificação das atividades nas propriedades e conclui a instalação de sua primeira fábrica de rações. A foto é do início da década de 2000.
Acontece o primeiro encontro de mulheres da Cotrijal, com 200 participantes. Hoje são cerca de 2000 mulheres, discutindo temas que vão da motivação às estratégias de inserção na comunidade.
É realizado o primeiro dia de campo na Área Experimental, espaço para realização de experimentos e validação de tecnologias repassadas aos associados.
Em uma aposta ousada da Cotrijal, acontece a primeira Expodireto, reunindo 114 expositores e 41 mil pessoas. Hoje a feira é internacional e uma das principais feiras do agronegócio do país, focada em tecnologia e negócios.
Cotrijal começa a investir na formação dos líderes de núcleo, realizando anualmente reuniões e um seminário.
No dia 14 de setembro, a Cotrijal reúne mais de 10 mil pessoas no Parque da Expodireto. O momento é marcado com homenagens às pessoas que construíram a história da cooperativa. O ano do aniversário foi marcado também por ações durante a Expodireto, lançamento de um livro histórico e comemoração e homenagens aos colaboradores.
Inaugurada moderna fábrica de rações em Não-Me-Toque, para bovinos, suínos e aves. Em 2022, estrutura foi ampliada para produção de rações peletizadas (foto atual).
A Cotrijal inaugura, em fevereiro, uma moderna Unidade de Beneficiamento de Sementes, em Não-Me-Toque, com capacidade para produção de um milhão de sacos. Em julho, a cooperativa anuncia a aquisição de 14 unidades de recebimento da BSBios, ampliando a área de atuação para 30 municípios.
A Cotrijal chega aos 60 anos como a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul, comemorando o aniversário com várias ações sociais, publicação de uma revista (foto) e realização de um café da manhã coletivo nas unidades com os associados.
No dia 17 de fevereiro, a Cotrijal lança sua nova marca, inspirada na força dos seus cooperados, colaboradores e parceiros. A ideia foi fortalecer a imagem institucional da cooperativa para diferentes olhares, preservando a identificação com todos os públicos com que se relaciona.
Em assembleia geral extraordinária, no dia 28 de fevereiro, a Cotrijal incorpora a Coagrisol, ampliando área de atuação e quadro social.
Negócio
Agroindustrial e VarejoPropósito
Gerar valor ao cooperado de forma inovadora, segura e sustentável.Visão
Faturar R$6 bilhões até 2025.Valores
ConfiançaA Assembleia Geral dos associados, representados por Delegados, seja ordinária ou extraordinária, é órgão supremo da Cooperativa, dentro dos limites da Lei e do Estatuto Social e, tomada toda e qualquer decisão de interesse da sociedade, suas deliberações vinculam a todos associados ainda que ausentes ou discordantes.
A organização do quadro social da Cotrijal assegura aos associados a efetiva participação na gestão e nas principais decisões de ordem econômica e social, por meio de Núcleos e Líderes de Núcleo/Delegados. Nas Assembleias de Núcleo, delibera-se sobre: a) prestação de contas; b) eleição e a destituição do Líder de Núcleo/Delegados; c) Os assuntos previstos no edital da Assembleia Geral da Cooperativa.
Presidente
Nei César Manica
Vice-presidente
Enio Schroeder
Regional 1
Marcelo André Van Riel
Regional 2
Gervásio Francisco Bins
Regional 3
Jackson Berticelli Cerini
Regional 4
Juliano Costa
Regional 1
Roveni Lúcia Doneda
Regional 2
Ricardo César Tomazoni
Regional 3
Milton Antônio Marquetti
Regional 5
Fabiana Venzon
Regional 6
Marivaldo Maurina
Regional 7
Eliandro Rigo
Regional 8
Mauro João Giacobo
Conselheiro Fiscal Titular
Patrick de Quadros
Conselheiro Fiscal Suplente
Cláudio Vicente Diedrich
Conselheiro Fiscal Titular
Dirceu José Gorgen
Conselheiro Fiscal Suplente
Francisco Feiten Schreiner
Conselheiro Fiscal Titular
João Caetano da Rosa Netto
Conselheiro Fiscal Suplente
Walter Reinoldo Barth
Voltado para educação cooperativista, visa contribuir para o associado participar do processo de gestão e desenvolvimento da sua cooperativa, através do Projeto de Integração de Novos Sócios e de capacitações diversas, oferecendo conhecimentos para estimular a participação ativa dos associados.
Programa destinado à educação cooperativa continuada para Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Líderes de Núcleo, fortalecendo a cultura cooperativista em prol dos associados e comunidade. Entre as principais iniciativas apresentam-se os Diálogos sobre Governança Cooperativa; Formação do Conselho Fiscal; e Formação dos Líderes de Núcleo.
Promove o desenvolvimento dos jovens rurais ligados ao quadro social da Cotrijal, estimulando o interesse na sucessão familiar. Iniciado em 2021, desafia o jovem a buscar inovações e soluções criativas e sustentáveis, em prol da perenidade do negócio rural e do fortalecimento do cooperativismo.
Objetiva dar condições às mulheres para a sua participação plena, como associada da cooperativa ou na gestão de sua propriedade rural, por meio da educação de qualidade e vivências que despertem sua força e talentos, em benefício do cooperativismo e do desenvolvimento local e sustentável.
A Cotrijal abraça os produtores para promover todos que veem no campo mais que um trabalho, mas uma missão em que só é possível avançar juntos.
O slogan da Cotrijal – Todos juntos somos fortes – está baseado no DNA do cooperativismo: a força do conjunto beneficia a todos. E o símbolo formado pela letra I e J da marca Cotrijal, representa este espírito e as mais variadas relações pessoais existentes no universo da cooperativa.
Com força, união e orgulho, é possível tornar os desafios mais simples e as barreiras menores. Para isso a cooperativa se une a federações e centrais, visando ampliar sua força política, econômica e social.
A Cotrijal é uma das cooperativas associadas à Central Gaúcha de Cooperativas Ltda (CCGL), a qual, através da indústria de produção de produtos lácteos localizada em Cruz Alta (RS), detém 15% do mercado brasileiro de leite em pó, sendo a décima maior captadora de leite do Brasil.
A CCGL conta ainda com uma unidade de logística, composta pelos terminais Termasa e Tergrasa, responsável pelos serviços de recebimento, armazenagem e expedição de granéis agrícolas no Porto do Rio Grande. Juntos, os terminais representam cerca de 14% das exportações da soja brasileira e 52% do movimento dos grãos do Rio Grande do Sul.
A central também coordena a Rede Técnica Cooperativa (RTC) que realiza a experimentação, validação e difusão de tecnologias e práticas agrícolas, buscando a rentabilidade das propriedades rurais de forma sustentável.
A Cotrijal é filiada ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS, entidade que busca promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas e que é filiada, em nível nacional, ao Sistema OCB.
Através do Sescoop/RS, a cooperativa tem a possibilidade de desenvolver projetos de formação profissional, promoção social e monitoria de gestão e governança.
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS proporciona ainda o acesso à Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, que promove o desenvolvimento sustentável das cooperativas por meio de soluções inovadoras e de excelência na aprendizagem e pesquisa.
A Cotrijal é também associada da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), entidade que representa, defende, promove, integra e monitora as cooperativas gaúchas do ramo agropecuário.
A RedeAgro/RS é uma central de cooperativas que visa a prestação de serviços com atuação na área de compras e vendas de varejo.
Constituída em 2021, a Cooperativa Central de Serviços Agropecuários (CCSA) provê seguros dos diversos ramos para atender as demandas de 23 cooperativas gaúchas ligadas à CCGL. Entre as coberturas oferecidas estão: automóvel, residencial, máquinas/equipamentos, vida e propriedade.