Intercooperação Soli3 é destaque no Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, participou de painel durante o Congresso Conecta Agro

Sexta-feira-feira - 04 de julho de 2025

Imagem notícia O painel reuniu o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, o vice-presidente da Cotripal, Tiago Sartori, e a consultora e palestrante Luciane de Medeiros | Foto: Divulgação ENCA

A intercooperação Soli3 foi apresentada hoje, 04 de julho, no Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA), em Campinas/SP. O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, e o vice-presidente da Cotripal, Tiago Sartori, participaram do painel “Intercooperação e alianças estratégicas: novos modelos de negócios e valor para o cooperado” com a consultora e palestrante Luciane de Medeiros. O evento faz parte da programação do Congresso Conecta Agro - CCAgro, promovido pelo Grupo Conecta.

No painel, os representantes ressaltaram a trajetória e abrangência das cooperativas fundadoras da Soli3, que reúnem 35 mil produtores e têm atuação em cem municípios gaúchos. A partir desse contexto, a apresentação destacou o investimento de R$1,25 bilhão em uma nova indústria para processamento de soja, com planta para produção de biodiesel, em Cruz Alta/RS.

“A intercooperação Soli3 representa uma quebra de paradigmas no Rio Grande do Sul. A partir dessa união, estamos realizando um investimento robusto que irá fortalecer as cooperativas, impulsionar o desenvolvimento regional e agregar valor à produção do nosso quadro social. Além disso, esse projeto inovador é uma virada de chave em nível estadual, demonstrando o potencial da intercooperação para a industrialização na cadeia de commodities”, afirmou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

A indústria terá capacidade para o processamento anual de aproximadamente 1 milhão de toneladas de soja, com faturamento projetado em R$2,2 bilhões por ano. O início das obras está previsto para janeiro de 2026 e o início das operações para janeiro de 2028. O empreendimento deve criar mil postos de trabalho durante a fase de construção, 150 empregos diretos na indústria e aproximadamente 500 empregos indiretos.

ENCA

O Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias está na 11ª edição, reunindo anualmente presidentes e lideranças de cooperativas do agronegócio de todo o país. Neste ano, a programação ocorreu dentro do Congresso Conecta Agro (CCAgro).

Autor

Bruna Scheifler

Jornalista e assessora de imprensa da Cotrijal
Todos os direitos reservados à Cotrijal. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Cotrijal.

Nós utilizamos Cookies

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site você concorda com o uso desse recurso.

Concordo
Discordo

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.

Li e aceito as Políticas de Privacidade e Termos de Uso.