Fibras: amigas da saúde intestinal

Descubra quais os alimentos mais ricos em fibras

Quarta-feira - 15 de fevereiro de 2023

Imagem notícia Aveia é rica em fibras insolúveis. Foto: divulgação.

Quando se trata de manter uma saúde intestinal ótima, o papel das fibras é fundamental. As fibras são componentes encontrados em alimentos de origem vegetal que não são completamente digeridos pelo nosso corpo. Em vez disso, elas passam pelo trato digestivo praticamente intactas, trazendo uma série de benefícios para o intestino e para o organismo como um todo.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem ingerir pelo menos 25g de fibras por dia. As fibras estão presentes em uma grande variedade de frutas e vegetais frescos, como brócolis, espinafre, maçãs e peras com casca. Além disso, leguminosas como feijões, lentilhas e grão-de-bico são ricos em fibras e também oferecem uma dose saudável de proteínas vegetais.

 

Já os cereais integrais, como aveia, quinoa e arroz integral, oferecem tanto fibras quanto nutrientes essenciais que mantêm o sistema digestivo em equilíbrio.

 

Fibras solúveis

 

Elas combatem ao colesterol e proporcionam a sensação de saciedade por mais tempo. Além de retardar a absorção de açúcares e carboidratos pelo organismo.

 

Alimentos ricos em fibras solúveis:

 

  • Feijão
  • Cenoura
  • Banana


Fibras insolúveis

 

Elas são conhecidas como "varredoras" do intestino, pois contribuem para o funcionamento do trânsito intestinal, prevenindo assim a constipação.

 

Alimentos ricos em fibras insolúveis:

 

  • Aveia
  • Alface
  • Rúcula

 

Por Laura Coutinho | Assessoria de imprensa da Cotrijal

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