Sexta-feira-feira - 28 de novembro de 2025
A cerimônia de premiação foi realizada na quinta-feira (27), em Porto Alegre | Foto: Divulgação Cotrijal
O Programa Teia, desenvolvido pelo setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Cotrijal, está entre os cases vencedores do prêmio Top Ser Humano 2025, da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). A cerimônia de premiação foi realizada na quinta-feira (27), no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
Na edição de 2025, a Cotrijal recebeu o prêmio pela terceira vez. A premiação está entre as mais reconhecidas e importantes distinções na área de gestão de pessoas e cidadania. “Nós ficamos muito felizes pois este reconhecimento demonstra que a cooperativa está no caminho certo ao promover programas de qualificação e valorização de colaboradores. Além disso, nos motiva para seguir promovendo condições para que eles possam crescer profissionalmente em nossa cooperativa”, ressaltou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica. Na premiação, a cooperativa também foi representada pelo vice-presidente, Enio Schroeder.
O case premiado consiste em um programa de capacitação de colaboradores, chamados “Teiers”, para atuarem como suporte na rotina de gestão de pessoas, formando uma rede de apoio e colaboração entre o DHO e as 51 unidades da cooperativa.
Os “Teiers” asseguram que a gestão dos colaboradores ocorra de forma eficiente em áreas geograficamente dispersas, garantindo a realização de processos como a integração de novos funcionários, orientação sobre o uso da plataforma de treinamentos digital, organização de campanhas internas e impulsionamento da comunicação local.
A partir do Programa Teia, a cooperativa registrou resultados significativos na área de gestão de pessoas. As horas de treinamento na plataforma de aprendizagem digital da Cotrijal cresceram 3,3 vezes; as execuções dos protocolos de onboarding aumentaram 3,9 vezes; e as horas de treinamento de integração se multiplicaram por 3,6.
Além desses números, o programa também apresentou resultados positivos no desenvolvimento dos "Teiers". “Eles se tornaram verdadeiros protagonistas, agilizando processos e demonstrando potencial de liderança e influência positiva. Desta forma, esses colaboradores se desenvolvem pessoal e profissionalmente, sentindo também o impacto e o valor de suas ações para a equipe e para a cooperativa”, explica a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cotrijal, Simone Rohrig.
Ela ainda ressalta que a iniciativa está alinhada ao objetivo de aprimorar as boas práticas para todo o quadro de mais de 2,6 mil colaboradores. “O Prêmio Top Ser Humano é um reconhecimento externo e público que confirma a nossa estratégia de desenvolvimento. Ele comprova que o nosso investimento em programas que colocam a pessoa no centro se converte em resultados concretos”, afirma.
O Top Ser Humano é realizado desde 1993, reconhecendo iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. "As pessoas são o maior ativo das organizações e propulsoras dos resultados. É preciso ter uma atenção especial aos colaboradores, pois em meio a tantos desafios corporativos, são eles o maior ativo das empresas e aqueles que podem fazer toda a diferença para o sucesso de uma companhia", ressaltou o presidente da ABRH-RS, Pedro Fagherazz.
Ao todo, foram entregues 61 prêmios, sendo 46 no Top Ser Humano e 15 no Top Cidadania.