Dia de Campo de Inverno da Cotrijal destaca relevância e viabilidade do trigo

A Área de Pesquisa e Validação da Cotrijal recebeu mais de 400 produtores rurais

Sexta-feira-feira - 10 de outubro de 2025

Imagem notícia A programação contou com paradas em três estações temáticas | Foto: Leandro Bordin | Divulgação Cotrijal

O otimismo com a safra de trigo marcou o Dia de Campo de Inverno 2025 da Cotrijal, realizado na quarta-feira, 08 de outubro, em Não-Me-Toque. A Área de Pesquisa e Validação da Cotrijal recebeu mais de 400 produtores rurais ao longo do dia. O evento apresentou tecnologias, pesquisas e perspectivas de comercialização para o trigo e demais culturas de inverno. 

A programação contou com paradas em três estações temáticas. Na primeira, a cooperativa apresentou a Vitrine Tecnológica de Cultivares de Trigo, com destaque para os lançamentos do portfólio de sementes. A segunda parada abordou os sistemas de produção mais indicados para o inverno, considerando a importância da rotação de culturas e do plantio direto. Por fim, os produtores conheceram os desafios e oportunidades para a comercialização do trigo e culturas de inverno.

“Nós abordamos todo o ciclo da cultura do trigo: sementes, manejos, sistema de produção e, por fim, a comercialização do produto final. De forma geral, o Dia de Campo é uma oportunidade para compartilhar o conhecimento gerado na Área de Pesquisa e Validação com os nossos produtores”, afirma a gerente de Produção de Sementes da Cotrijal, Marcela Lange Schiochet.

Produção durante todo o ano

O Dia de Campo também visa disseminar as culturas de inverno e qualificar a produção nesse período, estratégia que promove a melhoria da qualidade do solo e aumenta as oportunidades de renda, entre outros benefícios. 

“Nosso objetivo é que todos levem para casa essas informações para que tenhamos um sistema de produção que trabalhe o inverno de forma efetiva. Nós temos observado que os produtores que comparecem aos nossos eventos, que ouvem a nossa assistência técnica e implementam essas práticas, já têm agregado mais renda à sua atividade. Então esse é o grande objetivo: apresentar informações para que os produtores apliquem em suas propriedade e gerem mais renda ao seus negócios”, ressalta o gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Alexandre Doneda.

Além disso, o Dia de Campo é um importante momento de aproximação entre os associados e a área técnica da cooperativa. “O produtor da Cotrijal é ávido por tecnologia e por novas informações. Por isso, este é um momento muito especial, marcado pela aproximação: ouvimos do associado o que ele pensa e como estão suas lavouras e, de nossa parte, repassamos as novidades para que possamos melhorar as práticas nesta safra, que está em curso, e, principalmente, projetar o ano de 2026”, afirma o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima.

Viabilidade

Historicamente, o trigo é considerado uma cultura de alto risco. A comercialização exige padrões mínimos de qualidade que dependem das condições climáticas ao longo da safra e, especialmente, da colheita do cereal. Nesse contexto, o desempenho da safra atual e a grande adesão ao Dia de Campo demonstram também a viabilidade da cultura.

“O trigo tem um papel muito importante dentro da cadeia produtiva e nas propriedades rurais. Por isso, ficamos felizes com a presença do produtor no Dia de Campo, pois ele está compreendendo a importância dos cultivos de inverno”, afirma o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
A relevância do trigo para a produção agrícola também foi ressaltada pelo vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder. “O solo precisa ser coberto no inverno. Nesse sentido, o trigo é uma ótima opção. Nós temos variedades, tecnologias e o manejo adequado para o cultivo de trigo. Aliado a isso, o grande número de produtores presentes em nosso Dia de Campo demonstra que todos têm interesse por essa cultura”.

Planejamento

Diante dos desafios climáticos e econômicos enfrentados pelo agronegócio nos últimos anos, as atividades do Dia de Campo também apresentam caminhos viáveis para a produção, otimizando o planejamento das próximas safras.  “O produtor não pode desanimar, ele precisa continuar participando de dias de campo e conhecendo as ferramentas que estão disponíveis. Aqui, vemos novas cultivares, novas tecnologias e a situação do mercado — informações que precisamos acumular para planejar o próximo ano. Nesse sentido, a cooperativa beneficia muito o produtor. Nós precisamos desses novos conhecimentos e tecnologias para melhorar, principalmente, a rentabilidade das propriedades”, relata o associado da Cotrijal Carlos Gehring.

Descentralização

Para contemplar as diferentes regiões de atuação da cooperativa, o Dia de Campo de Inverno também será realizado em Muitos Capões, na terça-feira, 14 de outubro, e em Rio Pardo, na quinta-feira, 16 de outubro. Para participar, os produtores associados da Cotrijal devem entrar em contato com as unidades de negócios da cooperativa.

Autor

Bruna Scheifler

Jornalista e assessora de imprensa da Cotrijal
Todos os direitos reservados à Cotrijal. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Cotrijal.

Nós utilizamos Cookies

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site você concorda com o uso desse recurso.

Concordo
Discordo

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.

Li e aceito as Políticas de Privacidade e Termos de Uso.