Colaboradores da Cotrijal participam de programa para fortalecimento do cooperativismo

Programa DNA Cooperativo foi realizado em Soledade e Não-Me-Toque

Quinta-feira - 07 de agosto de 2025

Imagem notícia A capacitação apresentou aos colaboradores a história, os princípios e valores do cooperativismo | Foto: Bruna Scheifler | Divulgação Cotrijal

A Cotrijal recebeu, nesta semana, o Programa DNA Cooperativo, formação promovida pelo Sistema OCB, da Organização das Cooperativas Brasileiras. Voltado para colaboradores de cooperativas, o programa visa fortalecer a identidade e a cultura do cooperativismo. Na Cotrijal, duas turmas participaram da formação, a primeira em Soledade, na terça-feira, 05 de agosto, e a segunda em Não-Me-Toque, na quarta-feira, 06 de agosto.

A capacitação apresentou aos colaboradores a história, os princípios e valores do cooperativismo, isto é, o DNA Cooperativo. Os valores fundamentais, seguidos por cooperativas de todo o mundo, garantem a adoção de conceitos como adesão livre e voluntária, gestão democrática, autonomia e independência. Eles também preveem a participação econômica dos membros e a intercooperação, assim como a educação, formação e informação. 

Além disso, devido às suas características e princípios, o cooperativismo impacta diretamente o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está inserido. “Uma cooperativa é uma empresa comunitária, então o colaborador de uma cooperativa trabalha por uma causa, a causa da prosperidade conjunta”, explicou Ricardo Leite, instrutor da formação e especialista em cooperativismo.

De acordo com Leite, essa compreensão sobre a dimensão e impacto do cooperativismo permite que os colaboradores desempenhem suas funções com um propósito, reforçando o senso de pertencimento às empresas. “A partir do momento em que o colaborador entende a história e a essência do cooperativismo, ele entende melhor a razão do trabalho que realiza e o impacto que ele causa, inclusive o impacto social do seu trabalho”, ressaltou Leite.

Com o objetivo de destacar o papel das cooperativas para o desenvolvimento sustentável, o ano de 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional das Cooperativas. Nesse contexto, a retomada dos conceitos sobre o cooperativismo se torna ainda mais relevante para os colaboradores do sistema. “Os valores e práticas da doutrina cooperativista estão presentes no dia a dia dos colaboradores que atendem ao associado e que buscam soluções para as suas demandas. Nesse sentido, a capacitação é de extrema importância para atualizar os conceitos do cooperativismo”, ressaltou o gerente de Marketing da Cotrijal, Benisio Rodrigues.

No Rio Grande do Sul, o DNA Cooperativo é aplicado pelo Sescoop/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS). 

Autor

Bruna Scheifler

Jornalista e assessora de imprensa da Cotrijal
Todos os direitos reservados à Cotrijal. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Cotrijal.

Nós utilizamos Cookies

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site você concorda com o uso desse recurso.

Concordo
Discordo

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.

Li e aceito as Políticas de Privacidade e Termos de Uso.