Cotrijal compartilha modelo cooperativista com professores durante visita técnica

Atividade em Não-Me-Toque/RS integrou roteiro de formação continuada dos docentes

Segunda-feira - 28 de julho de 2025

Imagem notícia Professores da educação infantil e anos iniciais do Colégio Pastor Dohms visitaram a cooperativa

Cerca de 70 professores do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, instituição que atua na região metropolitana de Porto Alegre/RS, estiveram na última semana na Cotrijal, realizando visita técnica. O objetivo foi aprofundar conhecimentos sobre o modelo cooperativista e a atuação da cooperativa no setor agropecuário.

Formado por professores da educação infantil e dos anos iniciais, o grupo está percorrendo diversas regiões do estado como parte do programa de formação continuada da escola. A visita na região de Não-Me-Toque ocorreu em função da relevância do município, que se destaca no cenário do agronegócio e do cooperativismo.

“Foi uma alegria estarmos aqui e aprender mais sobre o cooperativismo. Na capital, esse modelo é menos difundido, mas entendemos que tem um papel muito importante na sociedade. Por isso, viemos conhecer de perto o trabalho que é realizado pela Cotrijal”, afirmou o diretor da instituição de ensino, Waldir Werner Scheuermann.

O grupo foi recepcionado pelo presidente da Cotrijal, Nei César Manica, acompanhado do superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima e do gerente de Marketing, Benísio Rodrigues. Durante o encontro, os educadores conheceram a trajetória da Cotrijal, suas iniciativas e estratégias de atuação. Também foram abordados os desafios do setor agropecuário, além das oportunidades e benefícios proporcionados pelo cooperativismo para os associados e a comunidade. 

Segundo Manica, “assim como no ambiente da educação, a forma de atuar das cooperativas também valoriza a promoção do conhecimento e da gestão profissionalizada. Um exemplo disso é a sucessão rural, um dos nossos principais desafios. Promovemos ela disseminando informações, conhecimento e soluções que permitem a manutenção e a profissionalização do campo”. 

Outros temas abordados incluíram o acesso a recursos e tecnologias por meio da cooperativa, a diversificação de soluções oferecidas aos produtores e o papel estratégico da Expodireto Cotrijal. Também foi apresentada a intercooperação Soli3, iniciativa que representa um novo momento de inovação e expansão da Cotrijal na área da industrialização. 

Autor

Raíza Goi Borba

Jornalista e assessora de imprensa da Cotrijal
Todos os direitos reservados à Cotrijal. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Cotrijal.

Nós utilizamos Cookies

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site você concorda com o uso desse recurso.

Concordo
Discordo

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.

Li e aceito as Políticas de Privacidade e Termos de Uso.