Segunda-feira - 05 de maio de 2025
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, participou neste final de semana, de mais um importante debate sobre os desafios do agronegócio no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no sábado, dia 3, durante a Exposol, em Soledade, e foi promovido pela Sicredi Botucaraí RS/MG.
Com o tema “Agronegócio: momento e desafios”, a mesa redonda discutiu alternativas diante do cenário crítico enfrentado pelo setor agropecuário no estado com a participação de autoridades e lideranças. Além do presidente da Cotrijal, participaram ainda o senador Luis Carlos Heinze (através de videoconferência), o presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, o gestor da Aprosol, Orlando Sebastião Klein, além de representantes de outras cooperativas, entidades e produtores rurais.
Por conta das quebras de safra ocasionadas por estiagens consecutivas e a enchente do último ano, este assunto vem sendo discutido amplamente pelas entidades relacionadas ao agro. O objetivo é buscar alternativas para os impactos econômicos gerados, que afetam o não apenas o setor mas também outras cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, como indústria, comércio e serviços.
Manica foi um dos painelistas e destacou a importância da coletividade para o enfrentamento dos desafios, bem como, a articulação política. Ao longo dos últimos meses, o presidente da Cotrijal vem participando de agendas estaduais e nacionais, junto de lideranças do agro, debatendo estratégias que possam apoiar os agricultores gaúchos. O presidente da cooperativa agropecuária reforçou ainda a necessidade de políticas públicas relacionadas à irrigação, com a promoção de financiamentos de forma acessível e ampla.
Cotrijal na Exposol 2025
A Exposol é uma das maiores feiras multissetoriais do interior do Rio Grande do Sul e sua 23ª edição contou com o patrocínio da Cotrijal. O evento foi realizado de 1º a 4 de maio, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade – município tem o agronegócio e a cadeia de pedras preciosas como destaque de seu desenvolvimento econômico.
Ao longo dos quatro dias de feira, a equipe da cooperativa acolheu os associados que prestigiaram o evento em seu estande. O clima ameno e a finalização da colheita de soja na região contribuíram para que o evento recebesse um grande número de visitantes.