Quinta-feira - 24 de abril de 2025
Evento que está na sua quarta edição, o Chá no Horto se consolida em importância e sucesso de público. Foram mais de 400 pessoas, de 30 municípios, que participaram nesta quinta-feira, 24, em Não-Me-Toque, no Parque da Expodireto Cotrijal. A promoção é da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e Cotrijal. O evento reúne acolhida, informação, tecnologia e autocuidado e também oportuniza ao público conferir os temas trabalhados pela Extensão Rural e Social no Horto de Plantas Bioativas durante a Expodireto Cotrijal.
O público se dividiu entre os turnos da manhã e da tarde. Após serem recepcionados com um chá, houve a formação de grupos que visitaram quatro estações e, em seguida, uma visita técnica guiada ao Horto de Plantas Bioativas.
Na estação de aromaterapia e o uso de óleos essenciais no autocuidado, as extensionistas Sônia Reginato de Oliveira, Marinês Piucco e Giancarla Ottoni falaram sobre os cuidados, o uso seguro dos óleos e os seus benefícios para o bem-estar e o equilíbrio físico e emocional no dia a dia.
Já na estação sobre a extração de óleos essenciais e hidrolatos, as extensionistas Teresinha Ana Berwian e Odete Finck mostraram na prática o processo de extração, também podendo ser uma opção de geração de renda nas propriedades rurais. Homeopatia e seu uso nas plantas foi o tema abordado pelos extensionistas Diógenes Fracasso, Jucéli Muller e Rosa Favaretto. Eles explicaram os fundamentos básicos da homeopatia, seu uso nas plantas e ainda conduziram os grupos até a estufa, onde cada pessoa pôde levar uma muda de planta para casa.
O trabalho da Extensão Rural gaúcha na área da saúde, por meio da Ascar que neste ano completa e comemora 70 anos de atuação, foi contado na estação apresentada pelas extensionistas Marina Domenighi e Doriana Gozzi Miotto. Através de fotografias, objetos, documentos e relatos, elas fizeram um resgate históricos dessas sete décadas.
Para o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, o Chá no Horto se destaca por mostrar alternativas de geração de renda que podem ser determinantes para a manutenção dos jovens no meio rural. Na mesma linha, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Gustavo Bonotto, destaca que o evento fez a promoção da cidadania, o resgate e valorização da cultura local e incentivo à geração de renda e diversificação da propriedade rural. “Tenho a certeza que cada um que participou saiu mais leve e instigado a fazer uso e produção de alguma planta em sua casa”, avaliou, destacando a importância do tema.
Participaram, da Cotrijal, além do presidente Nei Manica, o vice-presidente, Enio Schroeder, e o superintendente de Produção Vegetal, Gelson Lima. Da Emater/RS-Ascar, o gerente regional Gustavo Bonotto e a assistente técnica regional e coordenadora do evento, Doriana Miotto, além da equipe de extensionistas. Também esteve presente o secretário de Desenvolvimento e Agricultura de Não-Me-Toque, Paulo Júnior Gomes da Silva.
Conteúdo, troca de experiências e informações não faltaram ao longo do dia. Além disso, os visitantes levaram para casa folders técnicos, o Jornal da Emater, mudas de plantas, hidrolatos, hidratantes e outros mimos. Para finalizar, foi servido um chá e lanche.
Para Inês Rambo, do município de Chapada, a experiência foi ótima. “Estou participando pela segunda vez e sempre instigo as pessoas a participarem, porque onde a Emater está você pode ir que são eventos de qualidade. Aqui no Horto é sempre especial, vemos o cuidado que a Instituição tem com o espaço. O Chá no Horto traz muitos ensinamentos para aplicarmos no cotidiano”, avalia.