Segunda-feira - 29 de abril de 2024
Os conselheiros fiscais da Cotrijal tiveram oportunidade de participar de formação, na última semana, que amplia a visão sobre a importância da função e dá mais ferramentas para a realização do trabalho. O curso já é tradicional na cooperativa, através de parceria do Sescoop/RS, e aconteceu na sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque.
“É um cargo de grande responsabilidade dentro de uma cooperativa do tamanho da Cotrijal. E as informações que recebemos são muito importantes, pois ajudam no exercício das atividades”, avalia o conselheiro Gunther Barth, que coordena o Conselho Fiscal.
O professor Ciro Weber, que ministrou o curso, abordou desde instrumentos e práticas do conselho até aspectos relativos a contabilidade, finanças e gestão de riscos. Ele elogia a preocupação da cooperativa em investir nesse tipo de formação. “Conseguimos formatar um trabalho personalizado para a Cotrijal, o que traz mais clareza sobre o assunto e possibilita maior conhecimento para os conselheiros”, afirmou.
A capacitação contou com a presença de todos os membros do Conselho Fiscal (titulares e suplentes): Luiz Carlos Schuster, Dirceu José Gorgen, Gunter Lori Barth, Luis Henrique Marcondes Weissheimer, Elio Barili e João Caetano da Rosa Netto.
A direção da Cotrijal destacou a importância da formação para facilitar o trabalho do conselho. “É um grupo que nos ajuda a enxergar o todo da cooperativa”, destacou o presidente, Nei César Manica.
“Ao longo de toda história tivemos conselhos atuantes, que muito bem desempenharam sua função e com o crescimento da cooperativa esse trabalho se tornou ainda mais importante”, completou a vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.