Quinta-feira - 11 de dezembro de 2025
Momento também contou com palestra especial conduzida pela psicóloga Andreia Ferreira | Foto: Raíza Goi Borba
Debates, planejamento e olhares voltados a oportunidades e desafios marcaram o encontro de encerramento das atividades do ano no Comitê Mais Elas da Cotrijal, realizado nesta terça-feira, 9. O momento reuniu as integrantes do grupo e equipe de Desenvolvimento do Cooperativismo para avaliar as atividades promovidas ao longo do ano e definição das estratégias e ações que serão realizadas em 2026.
O Comitê é formado por 11 mulheres associadas e foi criado para fortalecer o protagonismo feminino no agronegócio e no cooperativismo. Elas apoiam a Cotrijal a desenvolver cada vez mais momentos que promovam o aprendizado e a participação ativa das mulheres no setor. Além disso, as integrantes do grupo representam as mais de 370 participantes do Programa Mais Elas.
Assuntos voltados ao Ano Internacional das Cooperativas e ao equilíbrio dos papéis da mulher do campo, bem como temas voltados à gestão das propriedades e vida financeira estiveram em destaque ao longo do ano.
“Entendemos que é extremamente importante que as mulheres participem das cooperativas, das comunidades e de todas as atividades que o Comitê e a Cotrijal organizam para os núcleos femininos. Essa participação é fundamental e a cooperativa já vem valorizando as mulheres há muito tempo, mas um comitê específico para discutir a integração feminina é o que faz a diferença. Temos voz ativa e esperamos que cada vez essa voz seja mais forte no nosso meio”, destaca a associada e integrante do Comitê Mais Elas, Marina Neuhaus.
O grupo também é responsável por apoiar a organização das atividades e eventos voltados ao público feminino, como Dia de Campo, Expodireto, rodada de palestras regionais e o tradicional Encontro de Mulheres, que em 2025 celebrou 30 anos de história.
A agenda de encerramento também contou com palestra especial conduzida pela psicóloga Andreia Ferreira. Ela falou sobre liderança, força feminina e autocuidado, promovendo reflexões e troca de ideias sobre o papel das mulheres em diferentes ambientes, como na família, nos relacionamentos, na gestão da propriedade rural, na cooperativa e na sociedade.
Para a profissional, “quando as mulheres estão juntas, todas elas crescem. Então, este ambiente promovido pela Cotrijal é um espaço de acolher e valorizar a mulher dentro dos seus diferentes papéis. Isso gera conexão e inspiração: uma consegue inspirar a outra, elas se sentem mais fortalecidas para desenvolver os seus trabalhos e isso vai provocando o empoderamento”.
Na Cotrijal, 20% do quadro social é formado por mulheres. O Comitê feminino foi criado em 2015 e reformulado em 2022, com a implantação dos núcleos femininos por meio do Programa Mais Elas.
Presente no encontro, a diretoria da Cotrijal parabenizou as integrantes pelo trabalho realizado ao longo do ano e destacou o movimento de inclusão que vem sendo trabalhado de forma permanente na Cotrijal, com evolução contínua ao longo dos anos. O grupo também tem se consolidado como um importante fórum de discussão e de sugestões, contribuindo cada vez mais para a melhoria das ações da cooperativa.