Segunda-feira - 03 de novembro de 2025
  O clima será decisivo para definir o resultado final da safra | Foto: Bruna Scheifler | Divulgação Cotrijal
  A colheita das culturas de inverno, especialmente do trigo, deve acelerar nos próximos dias na área de atuação da Cotrijal. Ao longo desta safra, o clima frio beneficiou a maioria das lavouras, contribuindo para o desenvolvimento da cultura, condição que traz otimismo para a colheita.
É importante ressaltar que a produtividade final varia conforme o investimento e o manejo adotado em cada área. “O investimento que foi realizado em tecnologia e nos manejos está diretamente ligado ao potencial de produtividade que será obtido na colheita. No entanto, de maneira geral, o potencial de produtividade das lavouras é bom. Então a nossa expectativa em relação aos resultados que devem ser alcançados nas culturas de inverno é positiva”, avalia o gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Alexandre Doneda.
A partir de agora, o clima será decisivo para definir o resultado final da safra e a qualidade dos grãos. Nesse sentido, previsões climáticas para o mês de novembro indicam condições favoráveis para colheita, com intervalos recorrentes de tempo aberto. “Novembro vai ser um mês muito bom para a colheita. De uma forma geral, não vemos grandes problemas, os modelos não estão sinalizando períodos longos de chuvas para o Rio Grande do Sul. Como volta a chover nas regiões centrais e norte do Brasil em novembro, as frentes frias vão passar muito rápido pelo estado e não vão ficar estacionadas, isso dá condições para que as chuvas continuem ocorrendo, mantendo umidade satisfatória no campo, mas também com bons períodos para a realização da colheita”, explica o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos.
Apesar da expectativa de aumento na produtividade, a área de trigo recuou cerca de 8% na área de atuação da Cotrijal nesta safra. Com isso, a produção deve se manter praticamente estável.
Presente em mais de 50 municípios, a Cotrijal conta com 76 unidades de recebimento e tem capacidade para armazenar mais de 1,2 milhão de toneladas de grãos. Para receber a safra de inverno, a cooperativa promoveu treinamentos e investiu em tecnologias, equipamentos e aprimoramento de processos. O objetivo é receber a safra com agilidade, assegurar a qualidade dos grãos e oferecer segurança aos produtores rurais.
“Nós adotamos diversos cuidados para receber os grãos e garantir a qualidade do produto, desde o momento do recebimento, passando pelo beneficiamento e até a expedição. Além disso, trabalhamos com equipamentos certificados e homologados que recebem revisões periódicas para garantir segurança para nosso associado”, ressalta o gerente de Armazenagem de Grãos da Cotrijal, Rodrigo Nicolao.
Todas as cargas que chegam na cooperativa são analisadas. A partir das amostras, os grãos são classificados e destinados para secagem, beneficiamento e armazenagem. Depois desse processo, a cooperativa realiza o trabalho de conservação dos grãos. “O nosso maior objetivo é preservar a característica original do grão - físicas, químicas e biológicas —, evitando perdas de qualidade por contaminação por fungos, pragas ou roedores”, explica Nicolao.
Para obter um melhor desempenho na colheita, os produtores devem observar fatores como a umidade dos grãos e o clima. Expostos à chuva, os grãos de trigo podem sofrer prejuízos, principalmente em termos de qualidade. Por isso é recomendado consultar o Departamento Técnico (Detec) da cooperativa para otimizar a colheita.