Cotrijal e Abitrigo discutem expectativas para safra de inverno

Cooperativa recebeu representantes da associação nesta terça-feira, 7

Quinta-feira - 09 de outubro de 2025

Imagem notícia Representantes da associação foram recebidos no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque | Foto: Bruna Scheifler | Divulgação Cotrijal

Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos, a Cotrijal recebeu, nesta semana, a visita de representantes da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo). Durante o encontro, foram discutidos temas relevantes para o setor, como as expectativas de produção da cultura, a atuação da Cotrijal na produção de sementes e os principais desafios relacionados à comercialização. 

Durante o encontro, o grupo teve acesso às projeções para a safra de trigo, que são promissoras na área de atuação da Cotrijal. Segundo o gerente de Produção Vegetal da cooperativa, Alexandre Doneda, “a cultura apresenta excelente desempenho, as lavouras estão bem desenvolvidas e o clima tem colaborado. Com um bom investimento por parte do produtor, temos uma boa expectativa e poderemos alcançar excelente produtividade e rentabilidade. Esperamos que o clima continue contribuindo”. 

Conforme levantamento realizado na última semana, na área de atuação da Cotrijal, 53,6% das lavouras de trigo estão em fase de espigamento/floração, e 34%, em enchimento de grãos. O restante se encontra nos estágios de elongação/emborrachamento, com uma pequena parte já em maturação fisiológica. 

“A Cotrijal tem uma importância significativa no contexto do trigo no Rio Grande do Sul, é uma cooperativa chave dentro desse processo. Saber como está a safra de trigo aqui é muito relevante para os moinhos, pois estamos definindo que tipo de matéria-prima utilizaremos ao longo do ano. Considerando um mercado cada vez mais exigente em termos de qualidade, acompanhar o andamento da cultura neste momento é extremamente importante”, ressaltou o superintendente da Abitrigo, Eduardo Assencio. Atualmente, a associação representa 80% do mercado brasileiro de produtos à base de trigo e está realizando um cronograma de visitas em diversas regiões no estado. 

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destaca que “a cultura do trigo é extremamente relevante para a cooperativa, para os produtores rurais e para a região. Inclusive, foi a partir das necessidades relacionadas à produção, armazenagem e comercialização que diversas cooperativas agrícolas foram criadas, como é o caso da Cotrijal. A aproximação entre os elos da cadeia produtiva e o entendimento de suas necessidades são fundamentais. Além disso, receber visitas como esta é uma ferramenta estratégica para estreitar laços e entender pontos que são de interesse coletivo”. 

Além de Manica e Doneda, o grupo foi recebido pelo vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; pela gerente de Produção de Sementes, Marcela Lange Schiochet; pelo gerente Comercial de Grãos, Luis Cláudio Gomes; e pelo coordenador Comercial de Grãos, Cristiano Erpen. 

Autor

Raíza Goi Borba

Jornalista e assessora de imprensa da Cotrijal
Todos os direitos reservados à Cotrijal. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Cotrijal.

Nós utilizamos Cookies

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site você concorda com o uso desse recurso.

Concordo
Discordo

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.

Li e aceito as Políticas de Privacidade e Termos de Uso.