Cotrijal é a 1ª cooperativa de produção do Rio Grande do Sul e a 28ª maior empresa do estado

Cooperativa está entre as principais empresas da Região Sul do país, conforme ranking divulgado pelo Grupo Amanhã

Quinta-feira - 09 de outubro de 2025

Imagem notícia Premiação ocorreu na sede da Federação das Indústrias do estado (Fiergs), nesta terça-feira, 7 | Foto: Divulgação Grupo Amanhã

A Cotrijal está entre as maiores empresas do Rio Grande do Sul e da Região Sul do país, conforme o ranking das 500 Maiores do Sul, divulgado pelo Grupo Amanhã nesta terça-feira, 7. Segundo a classificação, a Cotrijal é a 1ª cooperativa de produção gaúcha e a 28ª maior empresa do estado. Além disso, também no ranking estadual, a Cotrijal alcançou o 24º lugar em Receita Líquida e a 36ª posição em Patrimônio Líquido. Na classificação da Região Sul do Brasil, é a 12ª cooperativa de produção e ocupa a 66ª colocação no total de empresas. 

O anuário reconhece as empresas que se destacaram no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tendo como referência o desempenho econômico no exercício de 2024. Para a elaboração do ranking é utilizada uma metodologia especial desenvolvida pela parceria entre o Grupo Amanhã e a PwC Brasil, chamada Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice reflete o porte e o desempenho das empresas, a partir de um cálculo que considera os três grandes números de um balanço: patrimônio líquido, receita líquida e lucro líquido ou prejuízo. O ranking tem como base os balanços referentes ao exercício de 2024, publicados ao longo do primeiro semestre de 2025. 

“Este reconhecimento é mais um reflexo do esforço coletivo que faz da Cotrijal essa grande instituição. Apostamos no trabalho conjunto entre nossa equipe de colaboradores, os associados e as comunidades onde estamos presentes. O setor agro no Rio Grande do Sul tem enfrentado anos desafiadores, mas é essa força coletiva, alicerce do cooperativismo, que nos permite seguir avançando e apoiando os produtores rurais em suas demandas”, reforça o presidente da cooperativa, Nei César Manica. 

A classificação no ranking fortalece a posição de relevância da Cotrijal entre as principais empresas da Região Sul do país. Com atuação no cooperativismo e no agronegócio, a cooperativa leva soluções aos produtores e produtoras rurais em 53 municípios gaúchos, incentivando e fortalecendo iniciativas que promovem a permanência no campo e desenvolvimento das atividades agropecuárias. Atualmente, atende mais de 17 mil associados e suas famílias, por meio de 2,6 mil colaboradores. Em 2024, registrou faturamento de R$ 4,84 bilhões e distribuiu mais de R$ 24,7 milhões aos associados, referente às sobras da cooperativa no exercício. 

Sobre a Cotrijal

Fundada em 14 de setembro de 1957, em Não-Me-Toque (RS), a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil. Está presente em 53 municípios gaúchos, com 76 unidades de recebimento de grãos, além de Unidade de Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, TRR, complexo com 31 lojas, 14 supermercados e um atacado. Desde 2000, promove a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio nacional e reconhecida internacionalmente.

Autor

Raíza Goi Borba

Jornalista e assessora de imprensa da Cotrijal
Todos os direitos reservados à Cotrijal. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Cotrijal.

Nós utilizamos Cookies

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site você concorda com o uso desse recurso.

Concordo
Discordo

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.

Li e aceito as Políticas de Privacidade e Termos de Uso.