APSUL América discute soluções inovadoras e tecnologias para os desafios do agronegócio

A Cotrijal está entre as organizadoras do evento que reuniu mais de 850 pessoas em Não-Me-Toque

Quarta-feira - 24 de setembro de 2025

Imagem notícia Na terça-feira, 23 de setembro, foi realizado um painel com lideranças políticas e do agronegócio para debater desafios e soluções para o setor | Foto: Bruna Scheifler | Divulgação Cotrijal

Não-Me-Toque sediou, entre 23 e 24 de setembro, o 7° Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSUL América). Ao longo dos dois dias, mais de 60 palestrantes, de quatro países, apresentaram as principais tendências e inovações da agricultura de precisão e digital. Realizado no parque da Expodireto Cotrijal, o congresso contou com mais de 850 participantes, incluindo pesquisadores, estudantes, produtores rurais e profissionais do setor.

Na edição de 2025, o APSUL discutiu a Agricultura 4.0, destacando o papel da inovação diante dos desafios climáticos, econômicos e sociais. Entre as principais discussões sobre o tema, na terça-feira, 23 de setembro, foi realizado um painel com lideranças políticas e do agronegócio para debater as adversidades atuais e indicar soluções para o setor.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, esteve entre os painelistas e apontou para o cenário desafiador de endividamento rural em decorrência das estiagens e enchentes. Além disso, destacou a atuação da cooperativa e das entidades representativas na busca por soluções. “Estamos trabalhando para construir ações que permitam que o nosso produtor possa se manter na propriedade com capacidade de produzir. Os custos cresceram, os preços caíram e a produtividade foi muito afetada pelas estiagens. O grande desafio da APSUL América é justamente discutir esses temas”, afirmou o presidente.

O painel contou também com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, o diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, e o assessor Agrícola dos Países Baixos, Alf De Wit. A moderação do painel foi realizada pela presidente do APSUL América, Teodora Lütkemeyer.

“Para que tenhamos uma agricultura bem sucedida nós precisamos, primeiramente, de gestão; segundo, devemos usar a inovação e tecnologia a nosso favor; e também temos que dialogar com os poderes públicos para negociar medidas relacionadas às dificuldades econômicas do setor”, destacou Teodora.

APSUL América

Além dos painéis principais, o congresso contou com a exposição de 85 trabalhos científicos e com demonstrações de tecnologias e soluções para o agronegócio. O gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Alexandre Doneda, moderou o minicurso “Estratégias de Manejo agrícola para adaptação as mudanças climáticas”. Já o coordenador de Validação Agrodigital da Cotrijal, Leonardo Kerber, mediou o painel “Atualização na recomendação de fertilizantes e corretivos e a inteligência artificial”.

O congresso é uma realização conjunta do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Sistema Farsul, Cotrijal, Prefeitura de Não-Me-Toque e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O 8° APSUL América deverá ocorrer na última semana de setembro de 2027.

Autor

Bruna Scheifler

Jornalista e assessora de imprensa da Cotrijal
Todos os direitos reservados à Cotrijal. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Cotrijal.

Nós utilizamos Cookies

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site você concorda com o uso desse recurso.

Concordo
Discordo

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.

Li e aceito as Políticas de Privacidade e Termos de Uso.