Programa Supernova 2025 chega ao fim com ênfase na sucessão rural

Atividades visaram a preparação dos jovens para a gestão das propriedades rurais e para o cooperativismo

Quarta-feira - 10 de setembro de 2025

Imagem notícia Familiares dos alunos do programa Supernova também participaram do encontro de encerramento do programa | Foto: Bruna Scheifler | Divulgação Cotrijal

O Programa Supernova promoveu nesta terça-feira, 09 de setembro, o encontro de encerramento da edição de 2025. Neste ano, a iniciativa contou com cinco encontros, realizados entre junho e setembro, em Não-Me-Toque, Soledade e Passo Fundo. As trilhas de conhecimento combinaram atividades teóricas e visitas técnicas em propriedades rurais. 

Voltado para os jovens da Cotrijal, em 2025, o programa discutiu a sucessão nas propriedades rurais e nas cooperativas, visando preparar futuros gestores e líderes. “O programa contou com diversos módulos e o mais interessante é que visitamos propriedades e acompanhamos na prática como a sucessão acontece. Neste ano, o Supernova também trouxe muitas reflexões sobre o cooperativismo e a continuidade dos negócios das cooperativas”, explicou a coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Cotrijal, Maria Leticia Bonzanini.

Ao longo das trilhas de conhecimento, o Supernova abordou inovação, gestão financeira, empreendedorismo rural e sustentabilidade, sempre tendo em vista a sucessão rural. No último encontro, essas discussões culminaram em um painel sobre a continuidade das propriedades familiares e das cooperativas. A produtora associada da Cotrijal Lizandréa Antonini Koenig apresentou a experiência da família com a sucessão rural, destacando a importância do cooperativismo para o desenvolvimento da propriedade. “O produtor pode fazer tudo certo, mas se ele não tiver o apoio e a força da cooperativa, os resultados não serão os mesmos. Se hoje podemos olhar para trás e afirmar que nossa propriedade vem alcançando seus objetivos, é porque, além do nosso empenho, sempre contamos com o apoio das cooperativas e da Cotrijal”, relatou a associada.  

A trilha também contou com um momento de intercooperação, a partir da apresentação do assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Romani. Ele abordou o trabalho que é realizado pela cooperativa paranaense para apoiar a sucessão rural, assim como a importância desse processo para o sistema cooperativo. “O cooperativismo é o principal aliado dos cooperados e das famílias cooperativistas na sucessão familiar. Esse processo começa nas propriedades, mas sempre lembramos que esses jovens, esses futuros cooperados, também serão a sucessão do cooperativismo”, ressaltou.

Em seguida, os palestrantes participaram de um debate mediado pelo monitor do programa Supernova, Dieisson Pivoto, da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), instituição que é parceira na formulação e desenvolvimento do programa. “O principal objetivo desta edição do Supernova era ampliar horizontes, fazer com que os jovens pudessem ver novas oportunidades e novos negócios, vendo que é possível empreender na propriedade rural”, lembrou Pivoto.


O evento foi encerrado com a entrega dos certificados e atestados de participação para os alunos que concluíram a formação. “Temos a satisfação de formar 54 jovens, que estiveram conosco discutindo inovação, tecnologia,  gestão financeira e empreendedorismo rural”, ressaltou o gerente de Marketing da cooperativa, Benísio Rodrigues.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, e o vice-presidente, Enio Schroeder, participaram do evento. Manica destacou a importância do programa para formação e profissionalização dos jovens para a sucessão rural e para o cooperativismo. “Nós precisamos preparar esses jovens para que no futuro eles possam assumir cargos importantes na cooperativa, na própria propriedade rural e na sociedade. O Supernova é um programa inovador e nós temos que parabenizar os familiares que incentivaram os jovens e que estão dando oportunidades para que eles possam continuar nas propriedades”, afirmou.

Mais de 450 jovens já participaram do programa Supernova ao longo das cinco edições realizadas desde 2020. Conforme o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, o programa está consolidado entre as ações promovidas pela cooperativa para o desenvolvimento do quadro social. “Famílias inteiras estão apoiando esse importante programa porque ele é um muito bem fundamentado. Vários jovens já passaram por aqui e estão fazendo a gestão das suas propriedades, isso é muito importante”, afirmou.

O casal Bruno Patrick Erig Müller e Ionara Daniela Lenz de Paula Müller participaram pela primeira vez do Supernova. Segundo Bruno, o programa proporcionou conhecer novos campos de tecnologia e inovação para o agronegócio. “Aprendemos muito e conseguimos aplicar esses conhecimentos na fazenda”, completou Ionara.

Autor

Bruna Scheifler

Jornalista e assessora de imprensa da Cotrijal
Todos os direitos reservados à Cotrijal. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Cotrijal.

Nós utilizamos Cookies

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site você concorda com o uso desse recurso.

Concordo
Discordo

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.

Li e aceito as Políticas de Privacidade e Termos de Uso.