Terça-feira - 01 de julho de 2025
A Cotrijal, em parceria com a CCGL, anunciou a distribuição de mais de R$ 8,5 milhões em recursos provenientes do valor adicionado de ICMS gerado pela industrialização de lácteos em 2024. Os valores beneficiarão municípios conveniados da área de atuação da cooperativa, conforme estabelecido em convênios intermunicipais firmados com o município de Cruz Alta (onde está localizada a sede da indústria de lácteos da CCGL).
O recurso é resultado da entrega de 26,3 milhões de litros de leite por produtores rurais à Cotrijal/CCGL ao longo do último ano. O diferencial da iniciativa está no retorno do valor ao município de origem da matéria-prima, ou seja, o imposto gerado pela industrialização retorna às localidades onde o leite foi produzido, fortalecendo a economia local.
“Trata-se de uma iniciativa inovadora na cadeia do leite que traz muitos benefícios aos municípios, possibilitando investimentos em infraestruturas para os produtores rurais e para diferentes áreas, reforçando o compromisso da Cotrijal e da CCGL com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que integram sua rede de fornecimento”, afirma o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
O retorno do ICMS tem diversos reflexos positivos nas comunidades, uma vez que os recursos redistribuídos aos municípios podem ser utilizados em melhorias como a manutenção e qualificação de estradas utilizadas para o transporte do leite, além da expansão da infraestrutura urbana e rural. Esses investimentos geram ainda mais segurança, mobilidade e eficiência logística, impulsionando a atividade econômica. Além disso, parte do valor é aplicado pelas administrações municipais em áreas essenciais, como saúde e educação, beneficiando não apenas os produtores rurais, mas toda a população.