Quinta-feira - 15 de maio de 2025
A Cotrijal esteve presente, na manhã desta quinta-feira, 15, da manifestação organizada por produtores rurais no município de Tio Hugo. A cooperativa foi representada por sua diretoria, com a presença do presidente Nei César Manica, do vice-presidente Enio Schroeder, além de conselheiros e gerentes de unidade. Associados da Cotrijal também participaram do movimento.
As manifestações vêm sendo promovidas por agricultores da região que buscam soluções para o endividamento do setor, agravado pelas quebras consecutivas de safra nos últimos ciclos produtivos – fator que vem causando prejuízos e comprometendo a sustentabilidade da atividade.
Segundo os produtores, sucessivas reuniões com o poder público não resultaram em medidas efetivas que garantam condições para a continuidade da produção agrícola. Entre as principais reivindicações está a necessidade de suspensão imediata dos vencimentos de curto prazo junto a instituições financeiras, empresas privadas, cerealistas e cooperativas, além da readequação dos prazos de pagamento e juros compatíveis.
“Estivemos presentes na manifestação reforçando o nosso papel como cooperativa e o nosso compromisso com o produtor rural, que quer seguir na sua atividade agrícola, mas que está passando por um momento de inviabilidade econômica, inseguranças e dificuldades no campo. O que vem sendo buscado, não apenas com este movimento, mas também em outros momentos, são alternativas e soluções para que os agricultores possam ter condições adequadas para continuar na atividade, tão essencial para a sociedade e para o desenvolvimento do país”, destaca Manica.
O presidente da Cotrijal vem participando nos últimos meses, junto de entidades e lideranças do setor, de encontros em nível estadual e nacional para discussão de estratégias e medidas que possam ser implementadas em apoio aos produtores rurais gaúchos. As instituições ligadas ao agro alertam ainda para os impactos da crise no meio rural, com reflexos em toda a sociedade.
O movimento realizado em Tio Hugo também contou com a presença de autoridades, entidades e cooperativas. Um novo encontro será realizado nesta sexta-feira, 16, às 9h, no trevo de acesso ao município, às margens da BR 386.