Quinta-feira - 10 de outubro de 2024
A potência, o protagonismo e o engajamento feminino estiveram em destaque nesta quarta-feira, dia 9, no Parque da Expodireto Cotrijal. O 29º Encontro de Mulheres promovido pela cooperativa, contou com a presença de cerca de 2 mil participantes, incluindo associadas, esposas e filhas de associados, dos mais de 50 municípios da área de atuação da Cotrijal. O encontro promove um espaço de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento da presença feminina no campo.
Conduzida pela Superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tania Zanella, a palestra principal do encontro abordou o tema “Liderança feminina no cooperativismo”. Tania atua há 14 anos no fortalecimento do cooperativismo na OCB, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de superintendente na organização. Além disso, também é vice-presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), membro do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) e em 2021 foi reconhecida como uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio brasileiro pela Revista Forbes.
“É realmente um momento importante, tanto pra elas quanto para nós, em poder compartilhar a nossa experiência e como estamos trabalhando políticas, ações e iniciativas que trazem cada vez mais as mulheres para o cooperativismo e também as mulheres para os cargos de liderança. Então, sem sombra de dúvida, esse tipo de iniciativa que é feita aqui na Cotrijal merece destaque, pois, com certeza, fará toda a diferença na vida de cada uma dessas participantes”, destaca Tania.
Na sua apresentação, a superintendente apresentou dados importantes sobre a atuação feminina nas cooperativas. No total, o cooperativismo no Brasil tem hoje 23 milhões de cooperados, sendo que 41% são mulheres. Além disso, as mulheres representam 52% do total de empregados em cooperativas e 23% ocupam cargos de presidência e conselhos. “Como mulheres, precisamos transformar o medo, que muitas vezes surge, em coragem, pois somos capazes e podemos fazer a diferença. É preciso acreditar em si e reconhecer a sua potência”, reforçou a palestrante, destacando o cooperativismo como uma ferramenta poderosa na inclusão nos negócios.
Essa foi a temática central abordada no encontro, que também contou com um painel especial de mulheres compartilhando suas histórias, atividades e experiências no agronegócio. A psicóloga Marisol Vincensi, a coordenadora do comitê estadual Elas pelo Coop e associada da Cotrijal, Agueda Kunz e as produtoras rurais Maiara e Jaíne Neuberguer foram as painelistas. A mediação foi conduzida pela jornalista Tais Rizzotto. Saúde mental na atividade, diálogo, bem-estar, liderança, organização empresarial nas propriedades, estiveram entre os assuntos debatidos.
“É um grande incentivo e um grande investimento que a cooperativa tem com as mulheres, que só faz a gente se sentir cada vez mais importantes e empoderadas. Já reservamos essa data para vir buscar novas informações e, com certeza, aplicar esse conhecimento na propriedade”, avalia a produtora rural, Débora Specht Sausen, do município de Coqueiros do Sul.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica e o vice-presidente, Enio Schroeder, destacaram a importância da atuação das mulheres, tanto nas propriedades, quanto na cooperativa e em toda a sociedade, reforçando o papel do encontro em promover este espaço de participação, conhecimento e engajamento, bem como, no impacto positivo da presença feminina para uma cooperativa e uma comunidade ainda mais forte.
Através da realização do tradicional encontro, que em 2025 completa 30 anos, a cooperativa fortalece seus laços com o público e reafirma seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento sustentável, destacando a importância da participação e contribuição feminina no agronegócio e no cooperativismo.