Quinta-feira - 05 de setembro de 2024
Da lavoura até a exportação, os grãos de soja percorrem um longo caminho. Muitas vezes o produtor rural conhece apenas as primeiras etapas desse processo para o qual contribui com a originação desse produto essencial. Com o intuito de percorrer esse caminho e agregar conhecimento aos produtores associados, que a Cotrijal realizou o 22º Seminário de Líderes, de 2 a 4 de setembro.
Os 112 produtores rurais, que lideram e representam as diferentes regiões em que a cooperativa está presente, participaram de visitas técnicas, palestras e momentos de confraternização. “Esse foi um seminário muito completo, uma vez que percorremos os caminhos da soja, aprendendo mais sobre a produção dos insumos que são utilizados em nossas lavouras até o escoamento da soja que é destinada à exportação. Finalizamos mais uma entrega para nosso quadro social com sucesso”, avalia o vice-presidente da Cotrijal e responsável pelo setor de desenvolvimento cooperativista, Enio Schroeder.
Para a maioria dos produtores presentes, essa foi a primeira vez dentro de indústrias de insumos agrícolas. Eles também se surpreenderam com o tamanho e movimentação dos portos que realizam exportação da soja para os mercados internacionais. “Essa viagem foi muito produtiva, e eu sempre comento para os outros produtores, que esses eventos que a Cotrijal nos proporciona temos acesso a aprendizados que vamos levar para sempre. Inovações que podemos usar nas nossas lavouras e informações que fazem diferença no nosso dia a dia”, comenta Álvaro Bombonatto, produtor da Cotrijal e líder na região de Nova Alvorada.
No primeiro dia, o grupo visitou a estrutura da empresa Dagoberto Barcellos em Caçapava do Sul, referência no estado em produção de calcário agrícola. No parque industrial da Dagoberto Barcellos, os produtores da Cotrijal puderam aprender mais sobre os processos de extração da rocha calcária na jazida e a fragmentação do produto na britagem. Outro ponto de destaque na visita foi à Lagoa Azul, no qual uma jazida desativada da empresa foi preenchida pela água da chuva, que obtém o tom anil pela presença dos minérios.
O segundo dia foi marcado por palestras técnicas ministradas por colaboradores da Cotrijal. O gerente de produção vegetal da cooperativa, Alexandre Doneda, explicou sobre a importância da aplicação de calcário para a produtividade das lavouras. Na sequência, o superintendente comercial, Jairo Marcos Kohlrausch, comentou sobre as oportunidades de negócio em relação a compra de insumos, como minerais. Já o gerente comercial grãos da Cotrijal, Luis Cláudio Gomes, compartilhou uma análise de mercado e as perspectivas para a comercialização de grãos. E por fim o gerente de logística, Júnior Fábio Rosa dos Santos, demonstrou o quanto a movimentação dos produtos impacta nos ganhos da cooperativa e dos produtores, além das formas de economia com o trabalho de sinergia entre fretes dos caminhões.
No mesmo dia, na parte da tarde, os líderes acompanharam a apresentação de Guillermo Dawson Jr., diretor-superintendente da Cooperativa CCGL, sobre os terminais Termasa e Tergrasa em Rio Grande. Eles puderam visitar a estrutura dos portos e compreender o processo de exportação dos grãos de soja. Na sequência eles seguiram para a visita guiada na Fertilizantes Piratini, descobrindo mais informações sobre os minerais essenciais para o desenvolvimento e produtividade das lavouras.
O terceiro e último dia do seminário foi marcado pela visita às unidades da Cotrijal na região sul da área de atuação da cooperativa. Os líderes conheceram as estruturas em Pantano Grande, Rio Pardo e Vera Cruz. A cooperativa chegou nesses municípios entre 2021 e 2022, e o tour foi uma forma de apresentar esses locais aos líderes das outras regiões e exibir os últimos investimentos realizados pela Cotrijal.
A Cotrijal está presente em 53 municípios gaúchos e conta com 112 líderes de núcleo para fortalecer a comunicação e levantar as demandas dos produtores de cada região. Os seminários realizados pela cooperativa tem como intuito o desenvolvimento das lideranças em diferentes categorias, desde conhecimento técnico das atividades rurais até de relações interpessoais.
Além dos líderes, os seminários também contam com a participação dos conselhes de administração e fiscal, da direção, dos superintendentes e dos gerentes de unidades. Assim o evento aproxima os diferentes grupos e proporciona momentos de troca de conhecimento e de alinhamentos em relação ao trabalho desenvolvido pela Cotrijal.