MILHO: ESCOLHAS QUE IMPACTAM NA SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO

O preço favorável deve estimular o crescimento da área de milho no Rio Grande do Sul e também na região de abrangência da Cotrijal. A cultura é essencial para o sistema de produção, mas alcançar bom rendimento exige planejamento adequado. Escolher os

Quinta-feira - 12 de agosto de 2021

Imagem notícia

O milho, na safra 2020/21, rendeu bom resultado para Francisco Feiten Schreiner. Nos 180 hectares plantados em Carazinho e Saldanha Marinho, o produtor fechou média de 204 sacos por hectare e conseguiu vender a produção a R$ 93,00.

Foi o melhor desempenho dos últimos três anos e para a safra 2021/22 ele espera pelo menos repetir a produtividade e as boas oportunidades de negócio. A área com a cultura será ampliada para 400 hectares.

Se depender do planejamento da propriedade, traçado em parceria com o engenheiro agrônomo Ediomar Chagas, da Cotrijal, a meta será atingida. “O clima tem papel fundamental, mas confio na orientação da cooperativa para crescer em resultado”, destaca, otimista, o produtor.

Nesta safra serão utilizados três híbridos, além a área de refúgio, que o produtor entende como essencial para garantir a sustentabilidade das tecnologias. O preparo do solo, a adubação e a semeadura são pontos que exigem bastante atenção.

Para adequada fertilidade, ele investe regularmente na melhoria das condições de fertilidade do solo, baseado sempre no monitoramento do Programa Ciclus da Cotrijal. O solo permanece coberto o ano todo e devidamente corrigido com químicos, complementados com o uso de orgânicos (cama de aviário).

“Em relação aos híbridos sigo a recomendação do agrônomo e não me preocupo, pois sei que vai orientar o melhor. Foco mais nos detalhes dos processos da lavoura, que impactam bastante no resultado. E tenho toda área segurada, para diminuir riscos”, afirma Schreiner.

Resultados
Safra 2018/19 – 300 hectares – 196 sacos/hectare
Safra 2019/20 – 350 hectares – 186 sacos/hectare
Safra 2020/21 – 180 hectares – 204 sacos/hectare

POR QUE PLANTAR MILHO?
Para a sustentabilidade do sistema de produção, o milho é considerado essencial. O gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Alexandre Doneda, destaca os principais benefícios do cereal.

Solo – protege e recicla nutrientes. Para manter ou aumentar os teores de matéria orgânica no solo, é necessário adicionar pelo menos 12 toneladas de palhada/hectare/ano. O milho, sozinho, já atinge esse volume. A soja acrescenta no máximo 4,5 toneladas e os cereais de inverno, 5 toneladas. Além disso, o sistema radicular do milho melhora as características físicas e biológicas do solo e possibilita maior infiltração de água.
Plantas invasoras – facilita o controle. Os herbicidas usados no milho são diferentes, em grande maioria, dos usados na soja, o que promove a rotação de princípios ativos e diminui a possibilidade de resistência de plantas invasoras.
Doenças – quebra o ciclo e facilita o controle. A monocultura de soja favorece doenças que permanecem na palhada. Dentre elas, as podridões radiculares. Quando se tem pelo menos um ciclo de milho a cada três ou quatro anos na área, quebra-se esse ciclo de doenças. O milho também diminui o potencial de inóculo do mofo branco, já que não é hospedeiro da doença. No entanto, conforme a intensidade do problema, é necessário o plantio de forma sequencial na mesma área e o uso de outras estratégias de manejo integrado.
Pragas – quebra o ciclo e facilita o controle. O tamanduá-da-soja é uma das pragas que pode ser eliminada com o plantio de milho, já que a cultura não é hospedeira. Na safra passada, que foi mais seca, foram registrados poucos casos, mas em anos de chuva normal, é uma praga recorrente.

CONTEÚDO ADICIONAL
Confira no AgroCast Cotrijal a série Rota do Milho, com entrevistas com os participantes desta reportagem. Serão seis episódios, um por semana, até o dia 20 de agosto. Para receber a notificação dos novos episódios e não perder nenhum conteúdo, siga o AgroCast Cotrijal.

Leia a reportagem completa no jornal da Cotrijal, edição de julho.

Autor

Todos os direitos reservados à Cotrijal. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Cotrijal.

Nós utilizamos Cookies

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site você concorda com o uso desse recurso.

Concordo
Discordo

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.

Li e aceito as Políticas de Privacidade e Termos de Uso.