Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal retoma visitas às propriedades de leite

29/04/2009

Interrompidas desde fevereiro devido à colheita da safra de verão, as visitas têm por objetivo estimular a reflexão sobre a importância da atividade leiteira como alternativa de renda e da necessidade de buscar a profissionalização.

Até fevereiro, mais de 800 pessoas, entre produtores da Cotrijal, estudantes, engenheiros agrônomos, médicos veterinários e outros, participaram das visitas. No dia 24 de abril foi a vez dos produtores de Vila Conceição e Invernadinha, localidades de Não-Me-Toque, e de Linha Guaiana, localidade de Lagoa dos Três Cantos, fazerem a visita.
O produtor Arsênio Schmidtel, de Invernadinha, ficou impressionado com o que viu já na primeira propriedade. "Aqui realmente a produção de leite e as demais atividades são encaradas de forma profissional", afirmou, elogiando a organização da propriedade de Luiz Carlos Schuster. "É um bom aprendizado esse tipo de visita".

Além do Sítio Raiar do Sol, de Luiz Carlos Schuster, no primeiro distrito de Não-Me-Toque, que se caracteriza pela integração lavoura-pecuária, o roteiro da visita integra mais duas propriedades do interior do município: a Agropecuária Kraemer, de Linha Mantiqueira, administrada por José Romeo Kraemer e sua família, que tem como destaque a eficiência na gestão; e a AgroHeller, de Linha São Paulo, conduzida pela família Heller, que trabalha a produção leiteira basicamente com o uso de pastagens.