Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Governo quer padrão internacional para milho até 2010

29/04/2009

A padronização praticada atualmente no Brasil é a mesma desde 1976 e diferente da utilizada no exterior. A informação foi divulgada nesta tarde, durante a Câmara Setorial do Milho e do Sorgo.

O anúncio será feito nos próximos dias 25 e 26 de junho, numa reunião em Brasília. Após o encontro, produtores, representantes da indústria e exportadores discutirão o tema. Na sequência, o regulamento ficará para consulta por 60 dias e, após uma reunião nacional, o Ministério deve publicar uma portaria sobre o tema. Também passaram por recentes mudanças de padronização a soja (2007), feijão (2008) e arroz (2009).

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de milho de 2008/2009 deve ser de 51,9 milhões de toneladas, das quais 8 milhões devem ser exportadas. A área plantada do produto é de 14,4 milhões de hectares. No caso do sorgo, a área plantada é de 807 mil hectares com uma produção que deve totalizar 1,8 milhão de toneladas.
O Ministério da Agricultura também quer aumentar a produtividade do milho, buscando equiparação com os resultados obtidos nos Estados Unidos. Esta é a prioridade para o setor, de acordo com o presidente da Câmara Setorial de Milho e Sorgo, César Borges, durante entrevista coletiva nesta tarde para tratar do tema. No Brasil, a produtividade média é de 3.700 quilos por hectares, enquanto nos Estados Unidos ela supera os 9 mil kg/ha.

Para que haja um incremento da produtividade, foi criado um grupo temático para discutir o assunto e que terá como base dois pilares: capacitação do setor produtivo e conscientização do uso de novas tecnologias. A próxima reunião da Câmara Setorial será realizada no próximo dia 26 de maio, em Porto Alegre. (Célia Froufe) Fonte: Agência Estado