Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Países tentam aproximar relação

06/07/2010

Os ministros da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e da Argentina, Julián Dominguez, demonstraram disposição em promover com mais força o comércio entre os dois países. Há um mês, Rossi esteve no país vizinho buscando aproximação. Dominguez retribuiu a visita ontem, trazendo com ele 40 pessoas, entre empresários, políticos, pesquisadores e técnicos.

A expectativa dos ministros é que o setor privado possa avançar mais. Há negociações nas áreas de lácteos, vinícola, trigo, milho, peras e maçãs, que são considerados setores onde há possibilidade imediata de cooperação. "Está se abrindo um diálogo que antes não era tão fácil e organizado", disse Rossi. Isso porque, de acordo com ele, às vezes há conflitos de interesses e competição entre empresários dos dois países. "Mas há possibilidade concreta de trabalharmos juntos."

Para o ministro brasileiro, mais do que uma combinação entre Brasil e Argentina há a possibilidade de integração conjunta para formar uma política comum em relação a outros grupos de nações.