Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Dia de Campo especial leva conhecimento aos associados

02/04/2009

Os encontros acontecem diariamente e ficam com o tema e local a critério de cada engenheiro agrônomo. Na última terça-feira, 30, a engenheira agrônoma Lígia Guse explanou sobre os benefícios da semente certificada de soja, que apresenta mais qualidade, garantia, segurança, origem comprovada e inovação.

O encontro foi realizado na Área Experimental do Parque da Expodireto Cotrijal. Mais de 20 produtores participaram das atividades. Na oportunidade os associados da Cotrijal receberam informações sobre 12 variedades que vem dando certo e obtiveram informações como crescimento de cada uma, doenças e períodos de plantio.
A principal cultura a ser defendida foi a da soja, por ser a mais procurada e usada na região. Uma tabela mostrando os benefícios da semente certificada foi apresentada aos presentes, trazendo dados como custo benefício ao produtor. O custo final, por hectare, do uso da semente certificada fica em R$ 70,40, enquanto que a semente de uso próprio é de R$ 78,30 por hectare, além dos demais benefícios.

A soja Urano é outra variedade nova que a Cotrijal, segundo a engenheira agrônoma, vai ter disponível para o próximo plantio. "Estamos apostando nesta variedade, porque tem uma alta capacidade produtiva. É importante que o produtor esteja atento ao que dá resultados e é por isso que estamos aqui", lembra Lígia Guse.

Programação semelhante foi realizada na quarta-feira, 31, em Santo Antônio do Planalto. O próximo Dia de Campo para grupos de produtores assistidos por profissionais técnicos da Cotrijal acontece nesta quinta-feira, 02, a partir das 16 horas, em Nicolau Vergueiro, na localidade de Lenço Branco, na propriedade de Nelson Nascimento. E também hoje, às 17 horas, em Almirante Tamandaré do Sul, será realizada uma Tarde de Campo sobre as cultivares de soja na RST 208, km 7, próximo a Cotrijal, na área do associado Ivanor Fetter.