01/11/2023
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, e a coordenadora Jurídica, Gabriela Kirst, foram painelistas, no dia 25 de outubro, da XXI Jornada Jurídica UPF, Campus Soledade. O painel reuniu também o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.
Foram quatro dias de jornada, de 23 a 26 de outubro, debatendo temas relevantes na área do Direito. A programação contou com a participação de estudantes do curso de Direito e foi aberta à comunidade.
Nei César Manica apresentou os números do cooperativismo no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul, destacando a força do movimento, e também falou do trabalho da cooperativa, que hoje está presente em 53 municípios gaúchos. “O cooperativismo, em todo o mundo, tem feito a diferença nas sociedades onde está presente e a Cotrijal, hoje com mais de 16 mil associados e 2,5 mil colaboradores, também tem contribuído para melhores resultados no campo e mais qualidade de vida”, destacou.
O presidente da Cotrijal disse ainda que há desafios que precisam ser vencidos para que o movimento cooperativista possa continuar crescendo. Ele elencou como principais o marco temporal, a reforma tributária e infraestrutura de transportes e armazenagem.
O secretário Ernani Polo informou ao público os projetos em andamento através de sua pasta e destacou que há uma grande articulação com as demais secretarias para reduzir a burocracia de processos e também tributária. Precisamos dar maior agilidade no andamento dos processos”, afirmou.
Ao encerrar o painel, Gabriela Kirst destacou a importância da área do Direito e motivou os estudantes a se empenharem no curso o olharem para as muitas possibilidades de trabalho. “Vocês serão agentes de mudança, seja na proteção dos mais vulneráveis, na busca pela igualdade ou no fortalecimento do Estado de Direito”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal