Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal promove diálogo sobre os desafios e encantos da inclusão

07/06/2022

Cotrijal promove diálogo sobre os desafios e encantos da inclusão
Pedagoga Márcia Brun fez uma retrospectiva histórica e falou dos paradigmas já quebrados e como viver a inclusão na prática (Clique para ver mais imagens)
Simone Teleken (segunda à esquerda): feliz pela oportunidade recebida Simone Rohrig: trabalho além do cumprimento da legislação Segunda turma de aprendiz PCD inicia nesta semana a parte prática do curso

Um grupo de colaboradores e gestores da Cotrijal teve a oportunidade de refletir sobre os desafios e encantos da inclusão na manhã desta segunda-feira, 6/6. A programação, no Parque da Expodireto Cotrijal, envolveu palestra com a pedagoga Márcia Brun, de Santa Rosa, e momento de depoimentos com um grupo de colaboradores do Viveiro de Cidadania da cooperativa.

Há muitos desafios a serem enfrentados ainda sobre o tema inclusão, segundo Márcia Brun. Ela é especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Desenvolvimento da Infância e Adolescência Psicanalista e revela que falta, de forma geral, um olhar mais humano, de oportunidades, para as pessoas com deficiência.

Márcia apresentou uma retrospectiva histórica, os paradigmas já quebrados e explicou como verdadeiramente praticar a inclusão. “É muito além de cumprir a legislação, mas ser justo em oportunidades”, defendeu.

Na Cotrijal, são 108 PCDs contratados, sendo 36 no Viveiro de Cidadania, de Passo Fundo. “Nosso trabalho vai além do cumprimento da nossa cota e estamos focando em programas de desenvolvimento. Esta ação de hoje foi para preparar e sensibilizar os líderes, para que possamos continuar acolhendo pessoas e aprimorando nossas competências de lidar com a inclusão e a diversidade”, destacou a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cotrijal, Simone Rohrig.

“Estou muito feliz, é minha segunda família, só tenho a agradecer”, disse Simone Teleken, colaboradora que integra o projeto Viveiro de Cidadania e que com outros três colegas falou da satisfação e da valorização que sente através do trabalho de produção de mudas de árvores que desenvolve.

APRENDIZ COOPERATIVO - Outra iniciativa da Cotrijal para promover a inclusão de PCDs na cooperativa é o Aprendiz Cooperativo PCD. O programa prepara para o trabalho, contribui com a superação de limitações devido à deficiência, proporcionando a qualificação dos participantes, e abre a possibilidade de qualificar sua renda, fortalecendo a autoestima e vínculos sociais e familiares. Nesta semana, a segunda turma, de nove pessoas, inicia atividades práticas na área de varejo da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal


Cotrijal promove diálogo sobre os desafios e encantos da inclusão Simone Teleken (segunda à esquerda): feliz pela oportunidade recebida Simone Rohrig: trabalho além do cumprimento da legislação Segunda turma de aprendiz PCD inicia nesta semana a parte prática do curso