Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal abre inscrições para o programa Aprendiz Cooperativo do Campo

20/05/2022

Cotrijal abre inscrições para o programa Aprendiz Cooperativo do Campo
Aulas terão início em junho. Foto: Arquivo/Cotrijal

Estão abertas as inscrições do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, desenvolvido pela Cotrijal em parceria com a Sescoop/RS, voltado para jovens de 14 a 24 anos. 

As aulas terão início no dia 27/6, com duração de 17 meses, sendo a parte teórica acontecendo em Não-Me-Toque, com aulas específicas sobre a atividade rural e as aulas práticas desenvolvidas nas propriedades. “Serão duas semanas consecutivas de aula, em que o jovem terá aulas presenciais, ainda em local não definido, e no restante do mês, as atividades serão práticas na propriedade que residem”, diz Simone Rohrig, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Cotrijal.

Conforme Simone, o programa traz uma proposta inovadora. “Este ano estamos retomando a modalidade aprendiz no campo para trazer acesso a informação de gestão de propriedade, com bases iniciais de como é o funcionamento de uma propriedade rural”, finaliza.

O programa que é remunerado traz benefícios aos jovens que tem direito ao vale alimentação e carteira de trabalho assinada. A intenção é prepará-los para que possam desenvolver atividades de suporte administrativo, para uma melhor gestão e sucessão da propriedade. 

Sobre as disciplinas, Simone diz que esta é a segunda turma do programa Aprendiz Cooperativo do Campo. A grade curricular da unidade teórica básica envolve os seguintes temas: Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Formação Humana e Científica, Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Empreendedorismo, Contabilidade, Informática e Educação Ambiental, tendo carga horária de 296 horas. Já as disciplinas teóricas específicas envolvem os temas: Gestão de Pequenas e Médias Propriedades Rurais, Acesso ao Crédito e Garantias, Cultura de Grãos (trigo/soja/milho), Carnes e Derivados (gado/suínos/aves), Cadeia Produtiva do Leite, Hortaliças e Fruticultura. Ao total são 552 horas de unidade teórica e 552 horas de unidade prática, totalizando 1.104 horas.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo site (www.cotrijal.com.br/trabalheconosco) até o dia 3/6. Serão 25 vagas disponíveis para jovens que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (54) 3332-2526.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal