Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal inaugura unidade de recebimento em Vacaria

18/04/2022

Cotrijal inaugura unidade de recebimento em Vacaria
Os investimentos na unidade terão continuidade com previsão de entrega para início de 2023.

Estrutura conta com balança, coletor de amostras automatizado, tombadores e moega com capacidade para receber dois produtos simultaneamente

 

Para atender melhor os produtores da região de Vacaria, a Cotrijal inaugurou, nesta quinta-feira, 14/4, a unidade de recebimento em Fazenda Ramada, interior do município. A estrutura é equipada com balança, coletor de amostras automatizado e classificação, dois tombadores e moega com capacidade para receber dois produtos (soja e milho) ao mesmo tempo.

O associado Rogério Posser, que tem lavoura na região da Ramada, comemorou o investimento da cooperativa. “Ficamos felizes, pois vai facilitar muito na hora da entrega da produção, já que antes eu tinha que fazer 35Km para ir até o município de Muitos Capões. Trabalhar com a Cotrijal é um privilégio, onde nós associados somos muito valorizados e ter esta unidade perto vai possibilitar entregar toda a produção aqui, sem necessitar se deslocar a outro lugar”, observa. 

Já Fábio Bueno Bertoni, que tem sua propriedade há 3Km da unidade, elogia a estrutura disponibilizada ao associado. “A Cotrijal sempre nos surpreende com a qualidade daquilo que se propõe e ficamos encantados com toda a estrutura, que é de primeira qualidade, muito bem feito, e já prospectando a expansão e evolução, que vai atender não somente nós, mas também as futuras gerações, como meus filhos e netos”, assinala.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, pontua que a obra segue o planejamento estratégico da Cotrijal, que visa investimentos em toda a área de atuação da cooperativa. “É uma região de grandes áreas produtoras, onde temos condições de trazer junto ao produtor a tecnologia, inovação, oportunidades e todos os serviços da Cotrijal. Estamos felizes com a inauguração desta grande obra e nos sentimos muito bem acolhidos aqui”, pondera.

Esta primeira fase tem 1.123 m² de área construída, tendo como diferencial as moegas de fluxo rápido, com expedição de 480 toneladas/hora. “É uma moderna unidade de recebimento, que está parcialmente concluída, equipada com toda a tecnologia possível. Temos certeza que se aplicarmos aqui as tecnologias que são utilizadas na região onde a Cotrijal já atua, logo, logo os produtores vão sentir a diferença”, garante o vice-presidente, Enio Schroeder.

Joelso Schneider, gerente das unidades de Negócios de Esmeralda, Pinhal da Serra, Muitos Capões e Vacaria, pontua que era uma obra muito aguardada. “A Cotrijal está na região há muitos anos e sempre notamos da necessidade de ter este investimento. Temos uma carteira boa de produtores aqui e éramos instigados por eles. É uma primeira etapa, ao longo deste ano daremos continuidade com a segunda etapa da obra, trazendo autonomia e facilidade logística”, avalia. 

Projetos futuros

Os investimentos na unidade terão continuidade. Ao todo, a área possui 5 hectares e o próximo passo é a construção da casa de máquinas e silos pulmão, que juntos somam 1.459 m², com previsão de entrega para início de 2023.

A segunda etapa contempla seis silos pulmão, com capacidade de 600 toneladas cada, ainda um secador com capacidade de 150 t/h, máquina de limpeza de 120 t/h e outra de limpeza rotativa de 240 t/h e duas tulhas de expedição com capacidade de 90 toneladas cada. Com a conclusão das obras, a unidade terá recebimento, classificação, secagem e expedição.


Presenças

Prestigiaram a solenidade, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica; o vice-presidente, Enio Schroeder; o prefeito de Vacaria, Amadeu de Almeida Boeira; o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano dos Santos Silva; o presidente da Sicredi Altos da Serra, Mário Maurina; o gerente de negócios de Esmeralda, Pinhal da Serra, Muitos Capões e Vacaria, Joelso Schneider; o Conselheiro de Administração (Regional 6), Marivaldo Maurina; o coordenador Administrativo da Unidade de Muitos Capões, Gleison Joel Ostrowski; demais conselheiros, líderes, superintendentes e colaboradores da Cotrijal.