Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Expodireto Cotrijal 2022: a feira da retomada

03/03/2022

Expodireto Cotrijal 2022: a feira da retomada
Uma feira feita por pessoas e para pessoas, a Expodireto Cotrijal chega renovada em 2022 e reforçando o seu compromisso de aproximar o produtor do conhecimento, da inovação e da tecnologia (Clique para ver mais imagens)
Nei César Manica: Expodireto mostra a força do campo Enio Schroeder: feira para renovar o ânimo

O Jornal Cotrijal deste mês traz as informações sobre o que é destaque nesta 22ª edição e debate os desafios e as oportunidades que envolvem a produção de alimentos, analisando o atual momento e as perspectivas futuras, além do papel da cooperativa nesse contexto.

 

O ano de 2022 começou desafiador para os produtores brasileiros, especialmente os gaúchos, e torna a 22ª Expodireto Cotrijal ainda mais relevante. Uma das maiores feiras do agronegócio internacional, focada em conhecimento, inovação e tecnologia, ela contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do agronegócio como um todo.

É também importante palco de debates de assuntos que envolvem o setor. Ao longo de sua história, foi decisiva para solução de problemas enfrentados pelo campo. Neste ano, já tem uma pauta definida: a estiagem que atinge a região sul do Brasil. O tema já foi amplamente debatido durante o lançamento da feira, em Porto Alegre, no dia 7 de fevereiro, que contou com a presença de lideranças do setor, que entendem a situação.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, está otimista. “Teremos uma exposição que vai reviver os grandes momentos do agro, com muita inovação, em todas as áreas. É nos tempos difíceis que o produtor mostra o seu brio e será na Expodireto que traremos oportunidades, alternativas e soluções para esse produtor. Juntos faremos uma grande feira”, comenta.

Ele reforça que neste ano Expodireto Cotrijal terá papel fundamental na busca por soluções envolvendo o armazenamento de água, a criação de açudes e a melhoria na condição do solo, além de medidas emergenciais para auxiliar o setor a enfrentar a crise provocada pela seca, que afeta a economia como um todo.

Para o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, a feira também tem o papel de renovar o ânimo do produtor. “Os dois últimos anos foram de dificuldades, por conta da pandemia e agora por essa quebra de safra que vamos ainda enfrentar. Temos conversado com muitos produtores e todos relatam que poder estar novamente na Expodireto Cotrijal revigora forças”, destaca ele, lembrando que o slogan da campanha da feira deste ano - “Somos a força que move o agro” - traz um apelo focado na esperança e no conhecimento.

Bem-vindos à Expodireto Digital!

A Expodireto Cotrijal conquistou o seu espaço em duas décadas de história e se consolidou no cenário das grandes feiras do agro internacional. Para a edição de 2022, traz como grande novidade a Expodireto Digital, que amplia as fronteiras da feira e traz oportunidade para os expositores mostrarem para o mundo as suas novidades.

De 7 a 11 de março, o público pode visitar o parque de exposições, em Não-Me-Toque, e também conferir a Expodireto Digital, no endereço www.expodiretodigital.com.br.

A inovação segue uma tendência mundial. Com a facilidade de acesso à internet via dispositivos variados, todos poderão participar da feira, independentemente do local em que estejam.  

A ideia foi reproduzir em ambiente virtual o parque de exposições, contando com as atrações principais da feira e seus setores, e fomentando ainda mais a difusão do conhecimento e a geração de negócios para além fronteiras. 

Na área de expositores e na Arena Agrodigital, é possível conferir a novidades trazidas para a feira e interagir com os vendedores e representantes das empresas. São mais de 50 expositores participando neste primeiro ano da Expodireto Digital.

Programação presencial e online

A programação dos auditórios central e da produção também estará acessível através da Expodireto Digital. É a primeira vez que ocorrerá a transmissão online integral de toda a programação oficial. Serão cinco salas de transmissão, incluindo os auditórios e a Arena Agrodigital, para que o visitante possa optar o que vai assistir.

O 32º Fórum Nacional da Soja é o único evento da feira com acesso apenas para quem adquiriu ingresso. Todas as demais programação têm acesso gratuito tanto de forma presencial quanto através da Expodireto Digital (veja a programação nas páginas 24 e 25). 

Veja a edição completa:


Expodireto Cotrijal 2022: a feira da retomada Nei César Manica: Expodireto mostra a força do campo Enio Schroeder: feira para renovar o ânimo