Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Inverno: números da Cotrijal apontam para safra com saldo positivo

07/01/2022

Inverno: números da Cotrijal apontam para safra com saldo positivo
Destaque para o trigo que fechou a safra com médias acima de anos anteriores

Com o bom desempenho do trigo, produtores da área de ação da cooperativa colheram bons resultados em suas áreas de inverno

Os últimos dias de 2021 formam de boas notícias para os produtores que investiram nas culturas de inverno. Com a conclusão das colheitas, foi possível encerrar os dados referentes aos trabalhos com trigo, cevada e triticale, o que dão conta de uma safra com números positivos.

Conforme levantamento do Departamento Técnico da Cotrijal, a safra de trigo de 2021 teve um incremento de área de 20% em comparação com a safra anterior. Já a produtividade ficou em 65,6 sacos/hectare, 27% superior a média estimada pela Conab para o estado do Rio Grande do Sul. 

“O grande diferencial esteve no clima, que colaborou para que as plantas apresentassem o melhor potencial produtivo, com destaque para as áreas da região Nordeste do Estado (nas proximidades de Lagoa Vermelha e Vacaria), com produtores chegando a altos patamares de produção”, comentou Alexandre Doneda, gerente de Produção Vegetal da Cotrijal. 

Outro ponto positivo da safra esteve nas movimentações do mercado. Com o preço em alta, os produtores aproveitaram as janelas de exportações de trigo e as boas condições. Conforme o departamento Comercial da Cotrijal, cerca 75 % da safra 2021 de trigo já foi comercializada. “O produtor fez bons negócios, com uma média de preço que ficou na casa dos R$ 80,00. O que possibilitou  mandar esse trigo para fora do país”, explica Cristiano Erpen, coordenador Comercial Grãos da Cotrijal. 

Pontos de atenção
As perdas de produtividades causadas por doenças como oídio e a giberela novamente preocuparam os produtores na última safra de inverno. O Departamento Técnico da Cotrijal revela que as condições do clima contribuíram para o surgimento das infecções, porém os controles preventivos apresentaram uma boa resposta. “No quesito pragas e controle de plantas daninhas, o inverno se mostrou positivo. Com as lavouras apresentando boas respostas e com isso diminuindo as incidências”, explica o coordenador técnico da Cotrijal, Alexandre Nowicki. 

Demais resultados do inverno
Trigo: produtividade: 65,6 – 10 sacos a mais do que a safra de 2020
Cevada – produtividade: 57,3 sacos/ha 
Triticale – produtividade: 55,6 sacos/ha 

Agrocast Cotrijal  - Episódio especial apresenta as avaliações da safra de inverno 2021 na área de ação da Cotrijal. Ouça! 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal