Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal conquista prêmio nacional e gaúcho de jornalismo

15/12/2021

Cotrijal conquista prêmio nacional e gaúcho de jornalismo
O time de Marketing da Cotrijal comemorou a premiação

A conexão dos associados com a sua cooperativa nunca esteve tão evidente. São inúmeras formas de comunicação que facilitam que o quadro social possa estar bem informado com os acontecimentos da cooperativa e também com as atualizações do agro. É neste contexto que o setor de Marketing da Cotrijal visa a produção de conteúdos de qualidade para manter essa interação, com a conexão entre as áreas e foco no produtor.  

Esses trabalhos receberam destaque em dois importantes prêmios de jornalismo. No Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021, organizado pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, a Cotrijal recebeu premiações em três das seis categorias. É o terceiro ano que a cooperativa participa e conquista premiação no concurso. 

A Websérie Sucesso Coletivo, apresentada em agosto e setembro de 2020, no site e no canal do YouTube da Cotrijal, de autoria do jornalista Fernando Oliveira Teixeira, ficou em primeiro lugar na categoria Webjornalismo e em segundo lugar na categoria Mídia Cooperativa. 

A foto de capa do Jornal Cotrijal da edição de abril de 2020, com o título “Juntos para Vencer”, de autoria da jornalista Mariliane Cassel, ficou em segundo lugar na categoria Fotojornalismo.  

Outra conquista veio no 7º Prêmio Sindilat de Jornalismo, com o primeiro lugar na categoria Mídia On line, com o episódio 79 do Agrocast Cotrijal, com o tema: Dia do Leite - Produção envolve amor e dedicação. O trabalho foi desenvolvido pelos jornalistas Fernando Oliveira Teixeira e Mariliane Cassel.  

O gerente de Marketing da Cotrijal, Benísio Roque Rodrigues, diz que as premiações são importantes por reforçarem as boas práticas de comunicação utilizadas pela cooperativa. “Essas publicações mostram a essência do nosso trabalho, sempre com o foco no nosso produtor. Do cooperado e para o cooperado, com informações de qualidade e trazendo a realidade do meio rural”, explica.   

 Mais sobre os trabalhos  

O Agrocast Cotrijal - Episódio 79 faz referência ao Dia Mundial do Leite, com a história da família Wentz, de Victor Graeff. O episódio apresenta os mitos e verdades sobre o leite na alimentação e uma entrevista com o gerente de Produção Animal da Cotrijal, Renne Granato, que fala sobre o trabalho da cooperativa na atividade leiteira. 

A Websérie Sucesso Coletivo foi uma produção da Cotrijal apresentada em seis episódios, com a participação de associados, colaboradores, parceiros (empresas e pesquisa) e direção da cooperativa. Trouxe histórias reais para reforçar que o sucesso da Cotrijal foi construído a muitas mãos. A publicação também contou com o trabalho da jornalista Daniela Secco Bandeira e do cinegrafista e editor Alexandre da Costa.  

  

A reportagem “Juntos para Vencer” reforçou que a cooperativa estava junto com seu produtor para vencer as adversidades geradas pela pandemia e pela frustração de safra, duas questões que traziam grande preocupação na época. O texto da reportagem foi elaborado pela jornalista Elisete Tonetto. 

 Os Prêmios 

Prêmio Sindilat - Realizado pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul, busca valorizar o trabalho da imprensa que cobre o setor lácteo gaúcho e que contribuiu para o desenvolvimento do Brasil. A sétima edição do prêmio contou com a participação de 39 trabalhos. 

Prêmio Ocergs - Em sua quinta edição, se consolida no calendário das grandes premiações do circuito estadual de jornalismo. Nas quatro primeiras edições, o prêmio contou com 228 trabalhos inscritos. Na edição de 2021, o prêmio recebeu 64 trabalhos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal