Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

PÓS-SAFRA: Hora de investir na produtividade

03/05/2021

PÓS-SAFRA: Hora de investir na produtividade
Gelson Lima, superintendente de Produção Agropecuária

Na última parte da reportagem de destaque no jornal da Cotrijal,edição de abril, o foco está nos investimetnos para que a sua lavoura receba investimentos de qualidade, visando a manutenação de uma produção rentável, confira!


Ampliar a produtividade continua sendo o melhor negócio para o produtor. Afinal, de nada adianta o preço estar ótimo se não há produção para vender. Considerando esse ponto, o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, orienta o produtor a aproveitar o período para avaliar bem as suas lavouras, os resultados obtidos neste ano e identificar pontos que precisam ser melhorados.

“Colher 90 sacas por hectare e 75 sacas por hectare em áreas próximas, que receberam a mesma quantidade de chuva e luz e tiveram condições de temperatura iguais, exige análise. Todos os fatores que interferem no resultado devem ser avaliados para nos prepararmos para uma próxima safra ainda mais próspera”, avalia o superintendente.

O investimento no solo é um dos aspectos que traz retorno ao produtor. “Ter o solo bem preparado para receber uma boa cultivar, faz toda a diferença, em anos em que falta um pouco de chuva e também naqueles em que o clima colabora”, pontua.

Para os próximos meses, ele recomenda total atenção ao controle de plantas invasoras nas áreas onde a infestação foi maior. É imprescindível reduzir o banco de sementes e isso só se consegue com associação de boa cobertura durante o inverno e os controles alinhados com o Departamento Técnico até chegar a próxima safra.

Outro componente que deve entrar na análise do produtor é o investimento no milho. “Não existe sistema de produção que se sustente de forma adequada sem a rotação com o milho. A cultura é essencial para o solo e para reduzir problemas com pragas”, alerta. 

Principais pontos que devem ter a atenção do produtor:
Acidez do solo – está corrigida?
Cultivar – a cultivar utilizada é a que melhor se adapta à realidade da propriedade?
Adubação – está adequada ao potencial de rendimento da cultivar, ao tipo de solo, dentre outros fatores?
Manejo fitossanitário – foi feito de forma eficiente?
Milho – o que a falta da cultura tem deixado de resultado para o sistema de produção?
Inverno – plantas de cobertura ou culturas de grãos bem manejadas tem beneficiado o sistema de produção?

Leia a notícia completa e as demais informações do Jornal da Cotrijal 

Mais sobre esse tema? Ouça o nosso podcast!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal