Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Soja: início da colheita indica ótima safra

31/03/2021

Soja: início da colheita indica ótima safra
Eduardo e Irineu Roveda registraram 101,3 sacas/ha em 38,1 hectares (Clique para ver mais imagens)
Bons números iniciais são fruto da parceria nos 365 dias do ano Estações meteorológicas facilitaram monitoramento da ferrugem asiática Campanha Safra de Peso Cotrijal reforça que entregando a produção na cooperativa, todos ganham

O momento tão esperado chegou: a colheita da soja. E este ano a expectativa é de final feliz. Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo da safra, as primeiras áreas colhidas revelam excelente resultado.

Em Vista Alegre, interior de Colorado, Eduardo Roveda chegou a duvidar dos gráficos da sua máquina colhedora. “Registrar, em uma safra que apresentou indicativos de estiagem (La Niña), produção superior a 100 sacas por hectare é gratificante”, avalia.

O resultado, de 101,3 sacas/hectare, foi alcançado em 38,1 hectares, colhidos dia 17 de março, e mostra que o trabalho teve boa condução. Para controle da ferrugem, por exemplo, foram cinco aplicações de fungicida. A expectativa para o restante da lavoura já aumentou.

 

Solo fértil e bons manejos

O grande diferencial da área está nos cuidados com o solo. Ediomar Chagas, engenheiro agrônomo que assiste a propriedade, destaca o aporte de adubação, correção pós-colheita, rotação de culturas e formação de palhada. “Também acredito muito na qualidade das sementes, principalmente desta cultivar, que já vem há várias safras apresentando boas médias de produtividade”, explica Roveda. 

Com expectativa de fechar a área total com média acima de 80 sacas/ha, o produtor revela que há um padrão de manejos na propriedade. Sempre visando a fertilidade do solo, controles de pragas e doenças, tudo com o objetivo de uma agricultura sustentável e com rentabilidade. “O trabalho é sequencial, desde a escolha da semente, preparação das áreas, semeadura e manejos. Seja no inverno ou no verão, o trabalho é constante. Ainda bem que contamos com a parceria forte dos profissionais técnicos da Cotrijal”, comenta Roveda.

 

O que fez a diferença nesta safra? 

“Aquele produtor que reforçou a parceria com a sua cooperativa e utilizou os serviços técnicos e agronômicos chegou na colheita com segurança em termos de produtividade e rentabilidade”, explica Alexandre Nowicki, coordenador técnico de Difusão da Cotrijal.
 

JORNAL DA COTRIJAL - Tem muito mais informações para você. Veja a notícia completa acessando a edição de março do Jornal da Cotrijal.

SAFRA DE PESO COTRIJAL - Para construir uma safra recorde, você precisa de parceiros confiáveis. Por isso, a Cotrijal lançou a campanha Safra de Peso, Saiba mais sobre a campanha acessando nosso Facebook e nosso Instagram.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
Foto Roveda: Ediomar Chagas/Cotrijal
Demais fotos: Divulgação/Cotrijal

 


Soja: início da colheita indica ótima safra Bons números iniciais são fruto da parceria nos 365 dias do ano Estações meteorológicas facilitaram monitoramento da ferrugem asiática Campanha Safra de Peso Cotrijal reforça que entregando a produção na cooperativa, todos ganham