Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Time de confiança

04/03/2021

Time de confiança
Luiz Carlos completa 44 anos de Cotrijal em março

Inspirada na força dos seus cooperados, colaboradores e parceiros, a Cotrijal lançou uma nova marca em fevereiro. A ideia foi fortalecer a imagem institucional da cooperativa para diferentes olhares, preservando a identificação com todos os públicos com que se relaciona. E o Jornal da Cotrijal, em sua reportagem de capa, traz as histórias de algumas das famílias que fazem parte dos 63 anos da cooperativa.

Segurança sempre foi um dos pilares principais da Cotrijal. Luiz Carlos Vargas é o colaborador com mais tempo de casa na cooperativa, sempre atuando na área de armazenagem, e sabe da importância da seguraça para o associado. Para ler a reportagem completa acesse aqui.

A cooperativa é do produtor

De um dos primeiros associados ao colaborador mais antigo, a confiança é uma das marcas da Cotrijal. Luiz Carlos Vargas, operador de balança, ingressou na cooperativa no dia 24 de março de 1977. Na época, com 14 anos, Luiz ajudou a construir a unidade de Vista Alegre. Entre tijolos, cimento e areia, o jovem demonstrou iniciativa e proatividade, o que carimbou a sua permanência como funcionário efetivo.

“Comecei no armazém, trabalhei com a parte de coleta de amostras das cargas de grãos, também ajudei a construir a loja de ferragens e permaneci por lá durante algum tempo. Hoje, estou na balança. Fiz um curso de datilografia para aprender a fazer as notas de entrada e de saída de produtos, e já são mais de 30 anos trabalhando com o recebimento de grãos”, conta.

A história pessoal e a trajetória profissional de Luiz Carlos convergem dentro da Cotrijal. A esposa, Terezinha, trabalha como serviços gerais e o filho mais velho, Cassiano, no administrativo. O filho mais novo, Endrius, também teve uma passagem pela cooperativa.

Durante todo esse período, o colaborador acompanhou muitas mudanças e afirma que, mesmo com as transformações, sempre perdurou a credibilidade da instituição perante os seus cooperados.

“Os produtores devem sair daqui sem dúvidas, afinal, a cooperativa é deles. A Cotrijal é muito justa, em todos os aspectos. A gente percebe a confiança que os parceiros têm em trabalhar conosco, e isso é motivador. Eu praticamente construí a minha vida aqui e sou muito grato por tudo”, finaliza.

Preparados para receber a safra

A Cotrijal investe forte na modernização, ampliação das estruturas armazenadoras, serviços, equipamentos e novas tecnologias e também no treinamento dos colaboradores. Tudo para que o produtor possa ter agilidade e confiança na entrega da produção e armazenar as suas safras com qualidade e segurança, podendo negociar no momento mais adequado.
 
Muitas melhorias e capacitações foram realizadas para esta safra:
- Ampliação de 30 mil toneladas em capacidade de armazenagem.
- Instalação de mais 6 tombadores nas unidades com maior capacidade.
- 7 máquinas de limpeza de grãos com maior capacidade.
- 10 unidades receberam melhorias nos fluxos de recebimento, passando para 240 t/h e 360 t/h.
- 10 unidades receberam melhorias na automação dos equipamentos.
- Mais de 10 modalidades de treinamentos de segurança do trabalho e boas práticas em procedimentos operacionais realizados com as equipes operacionais.
 

Comunicação ágil e eficiente

A Cotrijal possui rede de comunicação própria para trafegar dados, voz e imagem, interligando a sede com as unidades. São mais de 60 torres próprias. Este formato de comunicação teve início nos anos 80 e tem possibilitado a instalação de diversos equipamentos e softwares. Tudo para bem atender os associados e clientes, de forma rápida e eficiente.
 
Em 2020, importantes investimentos foram feitos:
- Troca de 3 enlaces de rádios na telecomunicação, aumentando a banda de comunicação (velocidade) de 30MB para 350MB.
- Troca de 7 módulos de pesagem (balança), melhorando a agilidade na captura de peso.
- Instalação de novos ramais telefônicos nas balanças para agilizar a comunicação entre unidades/sede e também com clientes externos.
- Instalação de 1 torre nova, troca de 4 torres e ampliação na altura de 1 torre de comunicação nas filiais.
- Instalação de fibra em pontos estratégicos, evitando assim paradas da comunicação de dados, voz e imagem.
- Troca do sistema operacional, dando mais segurança a tentativas de invasões por rackers.
- Troca de 10% do parque de máquinas, para melhorar a performance dos sistemas.
- Melhoria no programa de recebimento de grãos nas balanças, com digitalização do código de barras da nota fiscal eletrônica.
 

Segurança para avançar

Uma cooperativa bem capitalizada para dar ao produtor respaldo para concretizar seus negócios e conduzir a propriedade faz toda a diferença. Devido a sua solidez, a Cotrijal consegue pagar pela produção comercializada em prazo muito mais curto do que vende.
 
Além disso, por ter a DAP Jurídica, a Cotrijal consegue pagar aos produtores dapianos R$ 1,00 a mais na venda da soja, inclusive nos lotes.
 
Nas campanhas de vendas de insumos, a Cotrijal tem conseguido ofertar aos produtores ótimas condições através de campanhas durante o ano. Para a safra de verão 2021/21, por exemplo, muitos produtores já travaram os custos de produção.
 
Outro diferencial é que, graças à solidez da cooperativa e também à estreita relação de parceria com os fornecedores de insumos, além de logística eficiente, todos os produtos adquiridos pelos produtores sempre estão na sua unidade no momento adequado.
 

A NOVA MARCA

O evento de lançamento da nova marca da Cotrijal - Live Renova Cotrijal - aconteceu no dia 17 de fevereiro. Quer conferir a live? Acesse aqui!

Confira também o vídeo com os principais momentos da live e o vídeo manifesto da nova marca.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal