Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Presidente da Cotrijal participa da abertura da 1ª Agrofeira UFSM

02/03/2021

Presidente da Cotrijal participa da abertura da 1ª Agrofeira UFSM
Painel debateu importância das parcerias para o desenvolvimento da agricultura

A importância da parceria com instituições de pesquisa e ensino, como a Universidade Federal de Santa Maria, foi enaltecida pelo presidente da Cotrijal, Nei César Manica, na manhã desta segunda-feira, 01/03, na 1ª Agrofeira UFSM. Ele participou de painel com autoridades e lideranças do agronegócio e do cooperativismo, que marcou a abertura oficial da programação da feira, que tem a programação toda virtual.

Manica relatou a história da Cotrijal e falou da estrutura e da organização da cooperativa, que em 2020 alcançou faturamento recorde, de mais de R$ 2,4 bilhões, atendendo quase 8 mil associados e estando presente em 33 municípios. Ele também ressaltou a importância das novas tecnologias e do trabalho da pesquisa e da assistência técnica para o incremento de produtividade, apontando a Expodireto Cotrijal como uma das grandes responsáveis pelo crescimento de resultados nos últimos 20 anos.

Citou ainda a parceria estabelecida em 2005 com a UFSM para o avanço dos investimentos em agricultura de precisão. Hoje a Cotrijal tem um programa considerado referência nessa área, o Ciclus, que, além da prestação do serviço de análise de solo e distribuição de calcário e fertilizantes, ajuda o produtor na gestão e no planejamento da melhoria da fertilidade do solo. “A UFSM foi essencial nesse início e continua sendo importante parceira. Temos avançado bastante na busca por melhores resultados para o nosso produtor e vamos continuar implementando e estimulando ele a utilizar todas as tecnologias que agreguem valor”, destacou.

A feira acontece entre os dias 1º e 3 de março de 2021, com transmissão via Farol UFSM, contando com a participação de intérprete de libras. Ao final do evento, todos os vídeos ficarão disponíveis no canal do YouTube da Pro-Reitoria de Extensão da universidade. A programação da Agrofeira apresenta ao público ações que contribuem para o avanço do mercado no país, além de contar com lançamentos de aplicativos e livros sobre a temática.

Além de Nei César Manica, participaram do painel de abertura: Marcos Antonio Dornelles, representando a Expoagro Afubra; Fernando Schwanke, da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – SAF/MAPA; Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM; e Rudney Soares, pró-reitor de extensão adjunto da UFSM.

Para acompanhar a programação, acesse o Farol UFSM.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal