Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal investe na área de sementes

18/02/2016

Cotrijal investe na área de sementes
Nova unidade já vai receber a safra 2015/16 de soja

Os mais de 5 mil associados da Cotrijal comemoram em 2016 a concretização de um dos seus grandes sonhos: a conclusão da nova Unidade de Beneficiamento de Sementes. O investimento é considerado um dos mais importantes da história da cooperativa, que completou 58 anos em 2015 e é reconhecida nacionalmente pela eficiência em organização, tecnologia e gestão.

Com capacidade para armazenar 628 mil sacas, área construída de 20,7 mil m², em 8,6 hectares, a nova estrutura está localizada na ERS-142, Km 16,3, Primeiro Distrito, entre Não-Me-Toque e Carazinho e já nesta safra vai receber a produção de soja. A unidade também beneficiará sementes de trigo, cevada, aveia e azevém.

Além do aumento da capacidade de armazenagem em relação a estrutura antiga, a nova Unidade de Beneficiamento de Sementes foi planejada para atender os requisitos necessários para garantir maior cuidado na seleção das sementes e mantê-las com alto vigor e germinação, para implantar uma lavoura de alta produtividade. “É uma das mais modernas da América Latina e vai ao encontro da visão da cooperativa em oferecer as melhores tecnologias para o seu produtor”, afirma o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.

É inegável a contribuição da genética nos ganhos de produtividade dos últimos anos e a semente é o principal vetor de transferência de tecnologia ao produtor. “Precisamos viabilizar um círculo virtuoso, onde a pesquisa lança novas cultivares, os multiplicadores as fornecem com alta qualidade, gerando mais produtividade para o agricultor, e este, ao adquirir as sementes, remunera os investimentos necessários em pesquisa”, completa Nei César Mânica.

“Nosso associado já é destaque em termos de produtividade e merece esse investimento, que vai resultar em lavouras ainda mais produtivas”, destaca o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.


INAUGURAÇÃO - Uma solenidade reunindo associados, colaboradores, autoridades, lideranças, parceiros e potenciais compradores, nesta terça-feira (23), às 20 horas, marcará a inauguração da nova Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal. O evento acontecerá na própria unidade e é restrito a convidados.


DADOS DA NOVA ESTRUTURA:
Área da UBS: 8,6 hectares
Área construída: 20.721,52 m²
Capacidade total de armazenagem: 628 mil sacos de 40 kg
Início da construção: janeiro de 2015


A COTRIJAL

A Cotrijal nasceu em 1957, por iniciativa de um grupo de agricultores que acreditava na força da união para o desenvolvimento de todos. Atuando inicialmente em três municípios, a Cotrijal se expandiu e hoje está presente em 18 municípios.

Com 38 unidades de recebimento de produção e uma constante evolução nos produtos e serviços que oferece ao seu produtor, hoje é referência no mercado de grãos. Esse trabalho fez da região uma referência em produtividade nas culturas de soja, milho e cereais de inverno no Rio Grande do Sul.

A Cotrijal também é responsável por uma das maiores feiras internacionais de agronegócio: a Expodireto Cotrijal. Realizada desde o ano 2000, em Não-Me-Toque, a feira atrai anualmente mais de 230 mil pessoas e reúne mais de 500 expositores, que trazem as grandes novidades em tecnologia, pesquisa e conhecimento.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Cotrijal