Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Dirigentes debatem o cooperativismo no Epecoop

13/10/2015

Dirigentes debatem o cooperativismo no Epecoop
O presidente da Cotrijal participou de painel
Com o objetivo de discutir os cenários econômicos e apresentar modelos de gestão cooperativa, aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro, o 4º Encontro de Presidentes e Dirigentes de Cooperativas (Epecoop), no Weiand Hotel, em Lajeado.

A Cotrijal esteve representada no evento pelo presidente, Nei César Mânica, e pelo vice-presidente, Enio Schroeder. Mânica foi um dos debatedores do painel "Liderança e Gestão", junto com Alexandre Guerra (Santa Clara) e Valdir Feller (Coopeeb). AO painel foi coordenado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop, Vergilio Perius, e teve como palestrante Eugênio Mussak.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou números expressivos do cooperativismo, afirmando que a presença de todos representa o poder de união do sistema. E ainda, através de dados, mostrou a importância do Sistema S para o país, defendendo a não redução de 30% da verba do Sistema, proposto pelo governo federal. "Vamos mostrar que juntos seremos sempre mais fortes. Espero que esse evento colabore para que os gaúchos possam cada vez mais vencer as dificuldades e desenvolver ainda mais o Estado. O cooperativismo é a grande força do Rio Grande", concluiu.
Lideranças políticas prestigiaram o evento

O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, comentou sobre a importância de eventos como esse e do papel das cooperativas no desenvolvimento do Estado. "Temos desafios pela frente, mas em um encontro dessa natureza é possível debater os caminhos e alternativas para ultrapassá-los. As dificuldades e desafios existem para serem vencidos. E o governo do Estado conta com o sistema cooperativo para caminhar juntos rumo ao desenvolvimento do Estado", concluiu.

Por fim, o deputado Elton Weber, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, e os 55 deputados da Frencoop estadual, falou da importância do evento para ultrapassar os momentos de crise. "A sociedade democrática será melhor se estiver alicerçada no pilar do cooperativismo", afirmou.

*Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa do Sistema Ocergs-Sescoop