Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Conselheiros fiscais da cooperativa realizam treinamento

11/05/2012

A atividade teve como objetivo qualificar e apresentar para os participantes mecanismos que possam auxiliá-los nas atividades junto a cooperativa.

O curso contou com 8 horas de aula e seguiu critérios teóricos e práticos, com destaque para os seguintes temas: gestão, bases conceituais sobre cooperativismo, bases conceituais legais da atuação dos conselhos fiscais, princípios de contabilidade, demonstrações contábeis, processo de aferição, bases conceituais sobre análise de relatórios contábeis e gerenciais da cooperativa.
As atividades foram coordenadas por Joacir Tadeu Barcellos, pós-graduado em gestão empresarial e com especialização em finanças. Ele avaliou o treinamento como uma maneira positiva de preparar os conselheiros para atuarem de forma profissional frente as demandas que envolvem o cargo. "Essa iniciativa da cooperativa é fantástica. Esse é o primeiro degrau para que aconteça a qualificação desse grupo de conselheiros, que levarão esse conhecimento para junto de suas comunidades e também auxiliando a cooperativa como um todo", afirmou.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, e o gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder, prestigiaram a abertura do treinamento e destacaram a importância da atividade. "Com esse treinamento todos estarão capacitados para exercerem suas funções e auxiliarem a cooperativa nas mais distintas situações", disse Mânica.

O Conselho Fiscal é composto pelos seguintes titulares: Ademar Francisco Barboza, José Valdir Kappaun e Airton Emílio Scharlau. E pelo suplentes: Osmar José Schwalbert, Moacir José Nodari e Rodrigo Ivan Schroeder.