Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cooperativas assinam termo de cooperação com governo estadual

04/05/2012

No dia 8 de maio, cooperativas gaúchas dos ramos Agropecuário, Infraestrutura e Crédito assinarão um termo de cooperação técnica com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio - (Seapa/RS), para integrar esforços no desenvolvimento do "Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada - Mais Água, Mais Renda". O encontro contará com palestra do secretário adjunto da Seapa/RS, Cláudio Fioreze, e presença do secretário Luiz Fernando Mainardi.

O "Programa Mais Água, Mais Renda" é coordenado pela Seapa/RS, em parceria com outras secretarias estaduais e apoio do Banrisul, BRDE, Badesul, Emater e Fepam. A iniciativa visa incentivar e facilitar a expansão da irrigação, viabilizando a prática para aumentar produtividade e renda dos agropecuaristas gaúchos e reduzir os efeitos da estiagem. Serão concedidos incentivos para a construção de açudes com área alagada igual ou inferior a dez hectares (10 ha) e de áreas a serem irrigadas inferiores a cem hectares (100 ha).

O valor anual de investimentos será de R$ 75 milhões, com limite máximo de financiamento por propriedade será de R$ 500 mil.

O termo que será assinado no dia 8/05 define as competências da Seapa/RS e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no Programa. A Secretaria será responsável pela coordenação, administração e divulgação; pela promoção de parcerias e/ou convênios com instituições públicas e privadas; por informar acerca da disponibilidade de recursos para a contratação de operações com previsão de subvenção e por divulgar à Ocergs as informações necessárias para a elaboração e contratação de projetos de irrigação.

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS, por sua vez, se comprometerá com a divulgação, acompanhamento e avaliação do Programa junto a dirigentes, técnicos e associados das cooperativas; informará a Seapa/RS sobre o andamento e evolução dos projetos e levará, através de suas publicações, cursos e eventos, orientação técnica a produtores produtores integrados, de forma a incentivar o uso da irrigação por aspersão ou localizada. O desenvolvimento do Programa será avaliado em conjunto pelas cooperativas e pela Secretaria, permitindo o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo.

A assinatura do convênio será feita no dia 8 de maio, próxima terça-feira, no Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sescoop/RS, em Porto Alegre (Av. Berlim, nº 409), a partir das 14h30.

Mais informações sobre o Programa em http://www.saa.rs.gov.br/programas.php?cod=47.

Fonte: Ocergs