Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Ensaio destaca cultivares de soja da Fundação Pró-Sementes

24/04/2012

Há 11 anos, a Detec Assessoria Técnica conduz ensaios de cultivares para uso interno. Atuando na região sudoeste do estado de São Paulo, a empresa avaliou 29 cultivares de soja na safra 2011/2012 na cidade de Itapeva.

De acordo com Wanessa Queiroz, responsável pela pesquisa e desenvolvimento da Detec, este foi o primeiro ensaio em que cultivares de soja da Fundação Pró-Sementes foram testadas. Em uma área de sequeiro, a BRS Tordilha RR e a FPS Júpiter RR, ambas licenciadas pela Fundação Pró-Sementes, destacaram-se como as variedades mais produtivas. A BRS Tordilha RR produziu 106 sacas por hectare e a FPS Júpiter RR, 96 sacas por hectare.

"Os resultados nos surpreenderam e essas cultivares vão entrar na nossa recomendação", afirma Wanessa. Ela conta que já existe demanda pela FPS Júpiter RR e pela BRS Tordilha RR na região.

Caracterizadas pela alta produtividade e pela precocidade, as cultivares são indicadas para as macrorregiões 1 e 2. A FPS Júpiter RR já está disponível desde a safra 2010/2011 para a produção de grãos. Já a BRS Tordilha RR, encontra-se em fase de produção de sementes e estará acessível para os agricultores na safra 2013/2014.