Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Agricultura lança web para facilitar acesso aos pecuaristas

24/04/2012

Todos os pecuaristas gaúchos já podem consultar, pela internet ou via aparelho de telefone celular, movimentações e saldos de suas propriedades, o que só era possível obter com o comparecimento à Inspetoria Veterinária. O sistema é resultado do trabalho de estruturação do Serviço de Defesa Agropecuária (SDA), realizado por técnicos da Secretaria da Agricultura: um completo banco de dados que reúne informações de 300 mil propriedades e cerca de 400 mil produtores gaúchos.

Além de transformar as antigas fichas num banco de dados digitais, o dispositivo já vinha operando com a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA). O primeiro serviço disponibilizado aos produtores foi o credenciamento de técnicos habilitados pelo Ministério da Agricultura para efetuarem algumas movimentações diretamente no cadastro. A estimativa do veterinário Eduardo Vergara, um dos coordenadores do trabalho, é de que existam aproximadamente 150 médicos veterinários credenciados pelas empresas integradoras de aves e 60 pelas de suínos para executarem estas operações.

Com o novo módulo, já disponível nesta segunda-feira (23), o produtor, mediante uma senha - que obterá na Inspetoria Veterinária e Zootécnica -, terá acesso ao cadastro completo de sua propriedade.

- Poderá ficar sabendo do saldo de animais registrados, das movimentações realizadas, das vacinas informadas e das declarações encaminhadas - explica Vergara, que compara o novo serviço a um extrato bancário, na medida em que será possível a impressão.