Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Semana será de manhãs geladas

23/04/2012

Frente fria se instala em todo o Estado e termômetros poderão marcar perto dos 3ºC na Campanha e 9°C em Porto AlegreA massa de ar polar que levou os gaúchos a sacar ontem seus casacos para sair a rua se intensifica hoje, garantindo manhãs frias no início desta semana. A previsão dos meteorologistas é de que a massa provoque geada na Região da Campanha, na fronteira com o Uruguai, por onde chegou ao Estado.

Ao mesmo tempo que espanta as nuvens deixando o céu azul, a massa de ar seco que está sobre o Estado garante temperatura abaixo dos 10°C pela manhã em todas as regiões. Na Campanha, a preocupação é com o efeito da geada sobre as plantações:

– Os prognósticos não indicam que a geada avance para outras regiões – explica o meteorologista Cléo Kuhn, da Central de Meteorologia da RBS.

Na Serra, o domingo foi de temperaturas baixas, principalmente ao amanhecer, quando os termômetros marcaram 8ºC, mas a sensação térmica era de dois graus a menos. Durante a semana, a previsão para esta região é similar: frio pela manhã e elevação nos termômetros à tarde, quando fará em torno de 20ºC, numa variação de temperatura típica do outono.

Clima muda a partir da próxima quinta

O frio permanece intenso na Metade Sul e centro do Estado até o final da semana, a exemplo do que ocorreu neste domingo, quando a mínima (4,3°C) foi registrada em Bagé, próximo à fronteira com o Uruguai. Na Região Metropolitana, os dias começam gelados, mas a temperatura sobe ao longo do dia, passando dos 20°C.

O clima só muda no Estado a partir de quinta-feira, com a chegada de uma frente fria que traz nebulosidade, com possibilidade de chuva fraca, no Norte, próximo à divisa com Santa Catarina.

O tempo aberto no início da semana não é exclusividade dos gaúchos, a massa de ar polar garante o céu limpo em praticamente toda a região Sul do país. As temperaturas seguem baixas também em Santa Catarina e no Paraná. A chuva que atinge o Estado no meio da semana chega ao final da terça ao oeste do Paraná.

A primeira onda de frio do ano no estado ocorreu no final de março. No dia 27 daquele mês, a mínima foi de 7,8ºC em Santana do Livramento. No dia 28, fez 1,8ºC em Bom Jesus e 2,9ºC em São José dos Ausentes. Já no dia 29, também em Bom Jesus, a geada cobriu os campos e os carros de branco, com mínimas de 2,6ºC.

Fonte: Zero Hora