Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Ferramenta mostra produtividade de cultivares de trigo

18/04/2012

Já estão disponíveis no Portal Cultivares os resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de trigo, conduzidos pela Fundação Pró-Sementes desde 2008. Nessas quatro safras, foram testadas 128 cultivares de trigo indicadas pelo zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em mais de 15 locais dos estados do RS, SC, PR e SP.

Para Kassiana Kehl, coordenadora da unidade de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes, o ECR é uma ótima ferramenta para produtores de sementes, agricultores, cooperativas, técnicos agrícolas e revendas de insumos. Isso porque auxilia no processo de avaliação das cultivares, apontando as opções mais produtivas para cada região. "Os profissionais poderão observar principalmente dados de rendimento e pH referentes à região tritícola de sua escolha; utilizando esta ferramenta, aliada às recomendações técnicas, o produtor terá a garantia de uma boa safra", afirma a engenheira agrônoma.

Para o diretor técnico e administrativo da Fundação Pró-Sementes, José Hennigen, o sucesso de uma lavoura começa com a escolha correta da cultivar a ser plantada. Por isso, ele acredita na importância deste trabalho, cuja função é balizar a decisão de quais cultivares serão semeadas e comercializadas.

Desde março de 2012, o Portal Cultivares disponibiliza os resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede de soja, desenvolvidos nos estados do RS, SC, PR, SP e MS, de acordo com o zoneamento agrícola do MAPA.

Os resultados dos ECRs estão disponíveis em http://www.cultivares.com.br/cultivares/cultivares.php.