Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Produtores conferem resultados da safra em dias de campo

17/04/2012

Nesta segunda-feira (16), associados da unidade de Lagoa dos Três Cantos tiveram a oportunidade de participar da atividade na Área Experimental da cooperativa, em Não-Me-Toque.

O grupo recebeu informações sobre os testes realizados na Área Experimental, envolvendo 25 cultivares, e pôde ver a campo os resultados dos diferentes manejos e tecnologias. O coordenador técnico da cooperativa, Fernando Martins, e o responsável pela área experimental, Valmir Dapont, mostraram os diferenciais proporcionados pelo adequado manejo de plantas daninhas, insetos-pragas e doenças e apresentavam as novas tecnologias que podem contribuir para melhorar a produtividade nas próximas safras.

Para os engenheiros agrônomos Givago Borghetti e Lidiane Pasinato, da unidade de Lagoa dos Três Cantos, embora tenha havido grande variação de produtividade na região em função da irregularidade das chuvas, a utilização da tecnologia fez diferença nesta safra. "Em alguns locais, a seca realmente foi severa, mas na maior parte das áreas que atendemos, o diferencial foi o uso adequado da tecnologia, associado a corretas práticas de manejo", afirmaram.

O gerente da unidade Cotrijal de Lagoa dos Três Cantos, Evandro de Oliveira e Silva, ressaltou que a cooperativa está sempre pronta para auxiliar o seu associado. E nesta safra, foi desenvolvido um trabalho forte na área técnica visando alcançar ao produtor informação de qualidade, no momento adequado, para que ele pudesse garantir melhores resultados.
PRODUTORES DE TIO HUGO TAMBÉM DISCUTEM A SAFRA

O Departamento Técnico da Cotrijal de Tio Hugo, junto com a Syngenta, realizou importante dia de campo em 12 de abril às margens da RS 153, em Tio Hugo. A atividade já é tradicional na unidade a cada fim de safra e neste ano contou com a participação de mais de 40 produtores.

O dia de campo proporcionou importante discussão, com a equipe técnica, sobre as melhores práticas e manejos para as cultivares de soja mais utilizadas nesta safra na região e também os materiais novos, que vão estar à disposição dos produtores nos próximos anos. O desempenho de nove cultivares foi analisado. Os resultados de colheita podem ser conferidos junto ao Departamento Técnico.

O gerente da Cotrijal de Tio Hugo, Enio Raber, enfatiza a importância da participação dos produtores nesse tipo de evento e ressalta que a grande quantidade de cultivares hoje disponível para o plantio facilita o planejamento da safra. "Cada produtor, dentro da sua condição da lavoura, deve escolher a que melhor se adapta à sua realidade, e para auxiliá-lo nessa tarefa pode contar sempre com a ajuda do departamento técnico da cooperativa".