Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Área de milho 2012 na China deve crescer 2,7%; soja cairá

16/04/2012

A área de milho na China neste ano está estimada para crescer 2,7 por cento ante 2011, para atingir 35 milhões de hectares, puxada por preços domésticos recordes e subsídios de Pequim, apontou um website da indústria citando uma pesquisa do Ministério da Agricultura.

Uma colheita recorde de milho deve impulsionar a oferta no segundo maior consumidor do grão, cujo crescimento da produção tem diminuído frente em relação à crescente demanda dos últimos três anos, tornando a China um importador líquido desde 2009.

"A oferta de sementes de milho nas províncias do nordeste começou a faltar porque os fazendeiros têm mostrado forte interesse em plantar milho", disse o ministério após pesquisa de 500 países em relatório colocado no site da indústria (www.chinagrain.cn).

A pesquisa está em linha com matéria anterior da Reuters baseada nos comentários de produtores e analistas.

A área da soja deve cair 11,2 por cento neste ano, com muitos fazendeiros nas províncias de Heilongjiang e Inner Mongolia, no nordeste do país, trocando a soja pelo milho, enquanto a semeadura de trigo deve ficar estável, apontou o relatório.

O ministério não publicou a pesquisa em seu website(www.moa.gov.cn).

A baixa produção de soja na China, a maior importadora de soja do mundo, levará o país a comprar mais a oleaginosa, muito usada no país. Praticamente todos os esmagadores importam a soja para transformá-la em farelo, ingrediente da ração face a demanda da indústria de alimentação animal.

Reuters