Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Iniciam os cursos profissionalizantes do Cetaj

11/04/2012

Iniciou na terça-feira (10), o primeiro curso de 2012 do Centro de Treinamento de Agricultores do Alto Jacuí. A atividade inicial conta com a participação de 16 produtoras rurais, sendo 12 de Colorado e as demais de Não-Me-Toque. Elas estão participando do curso sobre "Panificação" com as atividades teóricas e práticas sendo desenvolvidas na Casa da Família Rural, junto ao parque da Expodireto Cotrijal.

A abertura oficial do curso teve a participação do coordenador do Cetaj, Celso Siebert, que aproveitou o momento para comentar sobre a parceria entre a Cotrijal e a Emater, que já dura 9 anos. Ele também apresentou a Emater/RS – ASCAR, falando sobre os objetivos da empresa e reforçando a necessidade de promover o desenvolvimento rural sustentável por meio de ações de assistência técnica e extensão rural, mediante processos educativos e participativos. "Entendemos que é na conquista do respeito próprio e no resgate da autoestima que homens, mulheres, jovens, idosos e crianças do meio rural descobrem possibilidades coletivas de trabalho permanente por uma vida melhor, mais solidária e fraterna".

Na sequência, o engenheiro agrônomo Alessandro Davesac, que atua no escritório da Emater de Victor Graeff, falou sobre os seguintes temas: o trigo na história; composição grão - informação nutricional; melhoramento genético; tipos de farinhas; fermentos e fermentação; porcentagem no uso da farinha nos processos de panificação e força de glúten. Dando seguimento, abordou o assunto "Noções de boas práticas de fabricação ", destaque em todos os cursos sobre alimentação, com ênfase à manipulação de alimentos, higiene pessoal e hábito e comportamento pessoal. Após, iniciaram as aulas práticas do curso.

Além de Alessandro Davesac, atuam como instrutoras as extensionistas de Bem-Estar Social Rosane Turra Treviso (Ernestina) e Rosângela Dallagasperina (Tapejara), sob coordenação de Celso Siebert.