Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Clima favorece colheita dos grãos de verão no RS

30/03/2012

O tempo seco registrado nas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul nesta semana impulsionou de forma significativa o percentual da área colhida com grãos de verão. No arroz, 45% das lavouras já foram colhidas, com cerca de 40% da área em fase de maturação completa e pronta para a colheita.

A soja foi outra cultura que teve o processo de colheita acelerado nos últimos dias, como consequência das condições meteorologias favoráveis. O percentual de área colhida chega a 30%, marcando uma diferença de dezoito pontos em relação à semana passada, tendo ainda 35% das lavouras prontas para serem colhidas. A qualidade do grão obtido apresenta sérios problemas quanto à qualidade, causando dificuldades aos produtores na hora da comercialização.

Se, por um lado, os produtores sofrem com a qualidade do grão obtido nesta safra, por outro, os preços têm compensado, em parte, os prejuízos causados pela seca. No último mês, a saca de 60 kg da oleaginosa teve uma valorização expressiva, chegando nesta semana a R$ 49,27 para o produtor.

A colheita do milho também segue bastante adiantada no Rio Grande do Sul, chegando a 60% do total cultivado no Estado. Se comparado a anos anteriores, é grande do percentual de lavouras em fase de maturação completa, o que possibilita a retirada do produto das lavouras nos próximos dias, se o tempo permitir.

Em final de plantio, o feijão 2ª safra encontra-se em maior evolução nas fases de desenvolvimento vegetativo, floração e formação de vagens, com algumas áreas ainda prejudicadas pela escassez de água. Os produtores seguem realizando os tratos culturais - aplicação de herbicida e inseticida -, visando salvaguardar a produtividade.

Emater - RS