Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

AFC comemora mês da mulher

29/03/2012

Elas riram muito. Em alguns momentos, também se emocionaram. E ao final, tiveram oportunidade de expressar seus desejos e dividi-los com as colegas. Foi assim, repleto de emoção, o AFC Mulher. O evento, realizado na noite desta quarta-feira, 28 de março, é uma iniciativa inédita da Associação dos Funcionários da Cotrijal, com o objetivo de comemorar o mês da mulher e promover a integração das colaboradoras da cooperativa, que hoje representam 30% do quadro funcional, além de ocuparem 23% dos cargos de gestão.

Vindas de várias unidades, as 162 participantes chegaram à sede da AFC, em Não-Me-Toque, cheias de expectativas e saíram satisfeitas, mais alegres e motivadas e com a autoestima renovada. Conforme a auxiliar administrativa do Departamento Técnico de Vista Alegre, Alcione Piccinini. foi uma oportunidade para rever conceitos. "Saí do evento com alto-astral e vontade de mudar muitas coisas na minha vida". A auxiliar operacional Erondina dos Ramos, do armazém de Não-Me-Toque, concorda e completa: "Foi a primeira vez que tive oportunidade de participar de uma palestra programada especialmente para as mulheres e aprendi muito, principalmente que preciso me valorizar mais".

As mulheres foram recepcionadas com coquetel, momento que serviu para integração e descontração, e depois acompanharam palestra com a psicóloga Valéska Walber, de Carazinho. Abordando o tema "Universo Feminino: Uma visão sistêmica" ela fez uma retrospectiva da história da mulher, desde a antiguidade, analisando as mudanças ocorridas e as conquistas. Falou sobre relacionamento, família, sexualidade, amor, função maternal e trabalho. Citou casos reais para ilustrar a necessidade de a mulher usar a sua visão sistêmica e aprimorá-la para melhorar sua qualidade de vida e também das pessoas que a cercam. "A mulher tem uma capacidade incrível de enxergar as coisas sob diferentes ângulos e isso precisa ser melhor aproveitado", afirmou. "Para ser feliz, você precisa aprender a ser protagonista de sua história".

Ao final, Valéska demonstrou, através de uma dinâmica de grupo, a importância de a mulher buscar "ouvir" os seus próprios desejos, aprendendo a enxergar o que é bom para a sua vida e potencializar isso e ao mesmo tempo neutralizar o que nada acrescenta. Todas as participantes, por iniciativa da AFC, também foram brindadas com uma rosa e uma mensagem.
Mulher reconhecida

A presidente da Associação dos Funcionários da Cotrijal, Marlene Porto Alegre, avalia que, pela satisfação constatada nos rostos das participantes, o evento atingiu o objetivo de reconhecer a importância da mulher e valorizá-la. "Ficamos muito felizes com a receptividade, inclusive com grande participação das colaboradoras de outros municípios, que entenderam o momento como uma oportunidade de aprendizado", afirma. "Esperamos que esse conhecimento reflita na vida pessoal e também profissional".

Marlene, primeira mulher a assumir a presidência da associação, revela que o trabalho conjunto tem sido o diferencial das atividades promovidas pela AFC. O AFC Mulher teve o empenho da ala feminina da diretoria e de forma especial da diretora social Adriana Schenkel Pena, auxiliada por Ana Cristina Bocasanta. Além disso, ela ressalta o apoio da direção da Cotrijal. O presidente Nei César Mânica não pôde estar presente ao evento, mas fez questão de deixar uma mensagem gravada para as mulheres, em que ressaltou a importância da iniciativa. Ele também afirmou que as mulheres são esteio nos mais diversos segmentos da sociedade, inclusive na cooperativa.

A presidente da AFC diz que outros eventos novos serão realizados ao longo do ano e alguns, já tradicionais, devem ser mantidos. Ela também ressalta que o trabalho da diretoria está focado na organização da estrutura da sede da entidade para que possa ser bem aproveitada pelos associados.